A taxonomia faz parte de um ramo da biologia denominado Sistemática, que estuda a diversidade da vida. A Filogenia estuda as relações evolutivas entre grupos de seres vivos, traçando padrões de ancestralidade compartilhada por diferentes linhagens.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. A sistemática é uma área que também auxilia nesse processo, já que estuda as relações evolutivas entre os organismos, sendo cada vez mais utilizada nesse processo, assim como a biologia molecular.
As categorias sistemáticas são: reino, divisão (ou filo), classe, ordem, família, gênero, espécie.
As principais regras da nomenclatura hoje aceites são:
Gênero e espécie. O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.
Primeira regra: Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim ou latinizados. Segunda regra: Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). ... Quinta regra: Os nomes das espécies devem vir destacados no texto, preferencialmente em itálico.
Segundo as regras, o primeiro nome publicado (a partir do trabalho de Lineu) é o correto, a menos que a espécie seja reclassificada, por exemplo, em outro gênero. ... O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico.
Este sistema, denominado nomenclatura binomial, ou sistema lineano; sugere que: - Todo nome científico deve possuir duas palavras; - A primeira palavra do nome científico se refere ao gênero do indivíduo; ... - A segunda palavra do nome científico é o epíteto específico: um nome que caracteriza a espécie.
A nomenclatura binomial é importante porque torna o nome de um ser vivo universal, sendo assim em todos os países do mundo vai ler aquele mesmo nome científico igual e isso evita aquele problema de por exemplo no Brasil que tem alguns estados que falam bolachas e outros biscoito, alguns dizem uruncum e outros coloral, ...
Principais regras do Código de Nomenclatura Zoológica
é obrigatório o uso de duas palavras para designar o nome científico de uma espécie, daí a expressão sistema binomial de nomenclatura (a palavra binomial significa 'com dois nomes', 'com duas palavras'). A primeira delas deve ser escrita com letra inicial maiúscula; a segunda, com letra inicial minúscula.
¤ Lei da Prioridade: Se para um mesmo organismo forem dados nomes diferentes, por autores diversos, prevalece à primeira denominação. A finalidade dessa regra é evitar que a mesma espécie seja designada por diferentes nomes científicos, o que acarretaria confusão idêntica à que existe com os nomes vulgares.
Significado de Subespécie substantivo feminino Divisão de uma espécie. [Biologia] Categoria taxionômica em que se divide a espécie quando esta comporta mais de um tipo definido.
Resposta. Em taxonomia, uma subespécie ou raça é uma subdivisão da espécie. ... Então, os grupos isolados uns dos outros sofrem mutações com o tempo e assim, aparecendo diferenciações genéticas, surgem novas subespécies ou raças nessa mesma espécie.
A vida é dividida em reinos, classes, espécies... Raça, para os biólogos, é um subnível de classificação, também chamado de subespécie. Por exemplo, cães são uma subespécie de lobos. Para falar em raças biológicas é preciso haver uma diferença genética significativa entre grupos dentro de uma mesma espécie.
Subespécie, em taxonomia, é uma categoria taxonômica em que se divide uma espécie quando compreende grupos de indivíduos morfologicamente distintos, em geral isolados geograficamente, que representam um passo à produção de uma nova espécie, embora ainda sejam capazes de intercruzamento.
Quando a terceira palavra indica uma subespécie, é escrita a seguir à palavra indicativa da espécie, com letra inicial minúscula. Quando a terceira palavra indica um subgênero, é escrita em segundo lugar, entre parênteses, a seguir à palavra que indica o gênero. Deve ser escrita com letra inicial maiúscula.
O isolamento geografico é o principal fator para que seja definido uma raça de espécie. A raça é uma população com caracteristicas diferentes e que faz parte de uma mesma espécie. A espécie é um grupo natural que tem a reprodução isolada de outros grupos semelhantes.
De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos. Isso quer dizer que, para organismos serem considerados de uma mesma espécie, eles devem ter capacidade de reproduzir-se em ambiente natural.