A terminação self é usada para as pessoas do singular, como: I, You, He / Her e It. A terminação selves é usada para as pessoas do plural, como: We, Your e They.
São aqueles que expressam a igualdade entre o sujeito e o objeto da ação. Os pronomes reflexivos, embora também apontem para o sujeito da oração, exercem sempre a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto).
Os Pronomes Reflexivos são: se, si e consigo. Além desses, há pronomes oblíquos átonos que assumem essa função: me, te, nos e vos.
Os pronomes oblíquos podem indicar uma ação reflexiva quando o referente do sujeito é o mesmo do objeto direto, objeto indireto ou adjunto adverbial. Observe o pronome oblíquo em destaque na oração abaixo: Eu me inscrevi na competição.
themselves {pronome} eles mesmos {pron.}
A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo).
A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo e, nesse caso, o verbo é sempre transitivo direto e/ou indireto (necessita de um complemento verbal para completar o seu sentido) e seu objeto (elemento capaz de completar o sentido do verbo transitivo) é um dos pronomes oblíquos átonos ...
Resposta: Voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal.
Características da voz reflexiva A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: ... O professor: sujeito que pratica a ação da frase. Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
"Se" enquanto partícula apassivadora: tem a função de apassivar o verbo; de torná-lo passivo de forma a indicar que o sujeito sofre/recebe uma ação (voz passiva). "Se" enquanto índice de indeterminação do sujeito: tem a função de indicar que a frase possui um sujeito indeterminado.
Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente). Logo, a voz passiva pode ser usada para evidenciar não o agente, e sim quem está sendo impactado por ela.
Frase na voz passiva: O iogurte foi comido pelo menino. A frase na voz passiva resulta da transformação da frase na voz ativa. O menino (sujeito) comeu (voz ativa) o iogurte (objeto direto). O iogurte (sujeito) foi comido (voz passiva) pelo menino (agente da passiva).
A voz ativa e a voz passiva em inglês: os princípios básicos Da mesma forma como em português, usamos o auxiliar to be + o particípio passado do verbo principal para formar uma frase na voz passiva. “O gato” é o sujeito da frase na voz ativa, e vem antes do verbo.
São três as vozes verbais:
A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).
Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. ... Em primeiro lugar, é importante entender que sintético é o mesmo que resumido, portanto, se a voz passiva é sintética, ela é composta apenas pelo verbo, pronome “se” e sujeito paciente. Veja o exemplo: Aluga-se apartamento.
a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. ... b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.
Conversão da voz ativa na voz passiva analítica Voz ativa: A professora corrigirá os testes amanhã. Voz passiva analítica: Os testes serão corrigidos pela professora amanhã. Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.
Voz ativa é quando o sujeito da frase está realizando uma ação. ... Voz passiva é quando o sujeito está recebendo uma ação. por exemplo; O carro foi lavado. o sujeito "carro" não se lavou sozinho, ele sofreu uma ação por outra pessoa.
A voz passiva sintética é caracterizada pela presença do "se", que funciona nela como partícula apassivadora (sinônimo de pronome apassivador), associado aos verbos. Para converter orações na voz passiva analítica para a sintética, identifica-se o sujeito do verbo ser, que é o sujeito da oração.
Resposta. Explicação: A voz Passiva Sintética constrói-se com o verbo na terceira pessoa, seguida do pronome apassivador SE.