Imagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos, já as fotografias aéreas são usadas para coletar informações de uma determinada área que necessita ser estudada ou mapeada.
IMAGEM DE SATELITE É UM ARQUIVO DE IMAGEM OBTIDO POR SENSORIAMENTO REMOTO A PARTIR DE UM SATELITE ARTIFICIAL. FOTOGRAFIA AEREA É QUANDO O FOTOGRAFO ESTA EM UM VEICULO AEREO.
As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros.
As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados. Para isso, o professor de Geografia deve esclarecer aos alunos que esse recurso serve para levantar informações sobre uma determina área que se deseja mapear.
Imagens de satélite são de grande importância para os estudos geográficos. ... A partir dessas imagens é possível estabelecer comparações entre dados de uma determinada área em um tempo passado com informações recentes, oriundas das transformações promovidas no espaço geográfico.
Através das fotografias aéreas é possível obter informações com grande grau de detalhes sobre diversos temas, como: áreas de queimadas, loteamento e plantação de drogas. ... Todas as fotografias aéreas são realizadas verticalmente.
As construções aparecem representadas basicamente por figuras geométricas: quadrado, retângulo, etc., porque, como a imagem está na visão vertical, vemos apenas os tetos. Na planta há mais detalhes na representação do Marco Zero. Na imagem de satélite, ele aparece apenas como uma área vazia, meio rebaixada.
Uma imagem de satélite é uma imagem da totalidade ou de parte da Terra. ... A imagem de satélite é obtida de forma remota a partir de sensores imageadores acoplados a satélites artificiais. Os sensores imageadores são as “máquinas fotográficas” dos satélites.
A série LANDSAT teve início na segunda metade da década de 60, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se denominar Landsat.
Resposta: a imagem de satélite é obtida pelo sensoriamento remoto, a partir de um satélite artificial. Os satélites tiram fotos com máquina fotográficas com lentes (super) tele-objetivas.
A leitura e a interpretação das imagens produzidas pelos satélites também fazem parte do aprendizado, pois permitem observar a Terra de uma posição privilegiada. ... Satélites meteorológicos estão mais distantes da Terra. Captam áreas maiores, em tamanho menor.
O sensoriamento remoto é uma das principais tecnologias utilizadas atualmente, é um sistema de obtenção de informações aéreas ou espaciais. Sensores remotos localizados em satélites artificiais captam,registram e processam imagens de energia refletida por elementos da superfície terrestre.
Os satélites artificiais podem ser construídos com diversas finalidades, mas os usos mais comuns para essa tecnologia são atividades de comunicação, usos militares, científicos, de monitoramento ambiental e de geolocalização.
Um satélite, quando enviado ao espaço, é impulsionado por um “empurrão” dado pelos foguetes que os colocam em órbita. Ao chegar lá, eles precisam exercer uma velocidade suficiente para que nem ele colapse na Terra, nem escape da gravidade do planeta.
20 anos