Mas qual a diferença entre elas? A vacina trivalente protege contra três tipos de vírus que causam gripe. Já a quadrivalente protege contra quatro tipos, três que estão contidos na vacina trivalente e mais um.
Isso significa que o corpo está assimilando a substância recebida. Além disso, existem muitos relatos de pessoas que acreditam ter contraído gripe logo após a vacinação. Entretanto, a dose da imunização leva em torno de 15 dias para surtir efeito no organismo.
As reações mais comuns à vacina da gripe normalmente surgem pouco tempo após a aplicação da vacina e incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, além de febre, dor muscular e dor de cabeça.
A proteção proporcionada pela vacina é baseada na indução da produção de anticorpos neutralizantes do vírus, principalmente contra a hemaglutinina viral contida na vacina. A imunidade conferida pela vacina desenvolve-se após 15 dias da vacinação e sua duração é de cerca de 6 meses a 1 ano.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) informou hoje que o prazo de validade da vacina contra a influenza A (H1N1) foi reduzido de 18 meses para seis meses.
Fique tranquilo: a vacina da gripe não causa reação adversa grave. Em alguns casos, ela traz sintomas como dor no local da aplicação e uma leve irritação. Febre baixa também é uma possibilidade, mas nada além disso. Só não ache que a vacina pode, em certas situações, provocar a gripe em si.
Pessoas que tem imunodeficiência desde a infância, indivíduos com doenças autoimunes, que tomam corticoides, ou paciente que tem a imunidade diminuída por causa de outra enfermidade, como o caso de transplantados que tomem imunossupressores, não devem tomar algumas vacinas.
A prioridade era para idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou pessoas imunodeprimidas e mulheres até 45 dias após o parto, todas essas pessoas tinham prioridade para tomar a vacina da gripe A em 2013.
É que o Brasil decidiu ir mais além do que o recomendado pela OMS que era vacinar apenas os quatro grupos que apresentaram maior risco (trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena e pessoas com doenças crônicas preexistentes).
Imunossupressão é o ato de reduzir a atividade ou eficiência do sistema imunológico. Pode ser causada por uma doença imune ou, pelo contrário, ser intencional em um tratamento de uma doença autoimune ou usada para evitar rejeição de um transplante.