A principal diferença entre elas está no enfoque que executam: enquanto uma atém-se ao estudo com foco no espaço geográfica, a outra põe em primeiro plano a população habitante do espaço. O que a imagem representa?
Cartografia temática Ou seja, ela se preocupa em apresentar os dados com a precisão gráfica que cabe à cartografia básica, facilitando a tomada de decisões ao auxiliar na compreensão dos temas – sociais e naturais – que compõem o espaço geográfico.
O objetivo da cartografia temática é utilizar símbolos, cores, formas, tons e outros elementos gráficos para expressar dados nos seguintes aspectos: Quantitativo, qualitativo e ordenado. ... Quantitativo: Intensidade dos dados representados. EX: Mapa de capitais com maior população.
Resumindo, pode-se dizer que a Cartografia Temática é a parte da cartografia que se dedica ao tratamento e transposição da informação para o formato gráfico. Seu foco principal é o processo de comunicação visual, compreendendo o estudo dos elementos gráficos e a percepção da informação como um todo.
O principal problema da cartografia é a projeção da superfície curva da Terra sobre uma superfície plana, o que necessariamente provoca alterações nos ângulos e linhas definidos pelas coordenadas geográficas.
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Conceitos básicos de Cartografia
Resposta. A cartografia divide-se basicamente em duas grandes áreas: cartografia sistemática, topográfica ou de base e a cartografia temática. A cartografia de base ou sistemática é a que produz os mapas e cartas topográficas, onde são representadas as principais informações sobre o espaço físico.
“Os elementos de um mapa são definidos como informações cartográficas. Elas podem ser de natureza estritamente cartográfica, como a rede de paralelos e meridianos, pontos cotados, como também, principalmente, as representações das informações geográficas, inclusive as legendas.
Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
Já espaço geográfico é definido por uma região ou porção do planeta. ... Os espaços geográficos podem ser representados de diversas formas, como os mapas, desenhos artísticos, desenhos técnicos, fotografias, entre vários outros.
Por fim, existem três espécies de representantes: legal (a lei confere poderes para administrar bens e interesses alheios), judicial (nomeado pelo juiz, para exercer poderes de representação no processo) e convencional (recebe mandato outorgado pelo credor).
Principais projeções cartográficas