Se o homem alimentou-se de frutas e grãos – alimentos de origem vegetal (produtores)–, ele ocupa o nível trófico de consumidor primário. Se o tigre for bem-sucedido e conseguir alimentar-se do homem, ocupará o nível trófico de consumidor secundário.
Os leões são predadores que se encontram no topo da cadeia alimentar, controlam a população de presas, abatem os indivíduos mais vulneráveis, eliminam portadores de doenças e são essenciais para a manutenção de um ecossistema saudável. ...
No topo da cadeias alimentar estão os “predadores de topo” que, por norma, não têm predador específico e por isso acabam por morrer sem serem predados. Contudo, servirão de alimento aos decompositores. Os decompositores são o nível da cadeia trófica que liga os consumidores aos produtores.
Os organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como autotróficos, ou seja, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, não sendo necessário alimentar-se de outro ser vivo.
produtores
exemplo de cadeia alimentar com 5 níveis tróficos + decompositores: Gramínea (primário), gafanhoto (secundário), sapo (terciário), cobra (quaternário), águia, falcão e grandes pássaros (quinário), animais e organismos carniceiros (decompositores).
Existem três níveis tróficos importantes: Produtores: reúnem todos os seres capazes de autotrofia. São capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são autotróficos . Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico.
Qual a importância da cadeia alimentar? A cadeia alimentar é um processo de troca, em que cada ser vivo consegue obter os nutrientes necessários para sua sobrevivência. ... Sempre que ocorrer algum desequilíbrio na cadeia alimentar, como a redução de uma espécie, haverá um desequilíbrio do ecossistema como um todo.
Resposta. A cadeia alimentar é o que classifica a comida, por exemplo: A planta é comida pelo caramujo que é comido pelo peixe que por sua vez é comido pelo pássaro. Ela tem a ver com a nossa comida pois também pode ser usada para nos classificar e para que nós entendamos os outros animais.