2,00 m
Tipos de hidrante
Basicamente, o sistema de hidrantes é constituído por um ponto que há um reservatório de água, ligado a uma ou mais saídas com válvulas angulares que controlam o fluxo de água pelo uso de diversos mecanismos como adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e outros acessórios.
O mangotinho fica sempre conectado ao seu esguicho, o que faz com que, em combinação com seu diâmetro e vazão menores, deixe sua utilização muito mais fácil, comparada ao uso de uma mangueira de jardim, enquanto os hidrantes comuns possuem peças específicas, que precisam ser montadas no momento do incêndio e que, por ...
Dentre os tipos de mangueira mais utilizados estão as mangueiras de incêndio de tipos 1, 2, 3, 4 e 5. Todos estes tipos de mangueiras são fabricados pela Bucka nos diâmetros de 1.
As mangueiras de incêndio são encontradas nos diâmetros de 2 ½" (65 mm) e 1 ½" (38 mm) em diversos tamanhos de comprimento: 15, 20, 25 e 30 metros. Elas são fabricadas segundo a NBR da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.
As mangueiras de incêndio devem ser acondicionadas dentro dos abrigos, em ziguezague ou aduchadas, conforme especificado na NBR sendo que as mangueiras de incêndio semirrígidas podem ser acondicionadas enroladas, com ou sem o uso de carretéis axiais ou em forma de oito, permitindo sua utilização com ...
Armazenagem. A mangueira de combate a incêndio que tenha passado em todos os testes de qualidade, definições e manutenção, estando pronta para o uso, deve ser armazenada em local seco, ventilado e segura da ação direta de raios solares ou ambientes com atmosferas agressivas.
A bomba Jockey tem a função de manter a rede pressurizada, compensando pequenos vazamentos do sistema. É controlada por pressostato, entrando automaticamente em funcionamento toda a vez que a pressão do sistema cai abaixo de um valor pré-fixado.
O sistema de hidrantes e de mangotinhos é considerado um sistema fixo de combate a incêndio, funcionando sob comando, liberando um jato de água sobre o foco de incêndio. ... Os hidrantes em edificações e áreas de risco diferem dos sistemas de hidrantes urbanos em relação a forma de abastecimento de água.
O sistema de pressurização é uma ferramenta instalada em uma fonte de abastecimento de água para garantir uma pressão de água uniforme nos pontos de consumo. ... Geralmente possuem comandos automáticos, funcionando de acordo com a vazão x pressão definidas pelo equipamento, tamanho das tubulações e tipo de pressão.
A Pressurização é o sistema que impede que a fumaça do incêndio adentre as saídas de emergências, a fim de que as pessoas possam ser evacuadas de forma segura.
O pressurizador só será ligado quando toda a pressão do tanque acabar. Quando o pressurizador tem fluxostato o papel do tanque de pressão, ao sinal de qualquer torneira aberta, ele entra em ação, aumentando o fluxo de água na tubulação. Esse processo se repete quando o nível de ar no tanque retorne para o inicial.