Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C). Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb).
Os átomos podem ser eletricamente carregados (número de prótons diferente do número de elétrons). Os átomos que possuem o mesmo número de prótons recebem o mesmo nome. São conhecidos como átomos de um mesmo elemento químico.
Conceitualmente, isóbaros são átomos que apresentam o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z). Como eles possuem números atômicos (Z) diferentes, eles pertencem a elementos químicos diferentes e, portanto, apresentam propriedades químicas e físicas distintas.
Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
O que é?
Na Tabela Periódica, a massa atômica de cada elemento costuma aparecer logo abaixo do símbolo, como mostrado na figura inicial deste texto.
Veja a explicação: * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Resposta. É só saber a quantidade de mol ou sua massa e sua massa molar. Por exemplo 1 mol corresponde a uma determinada quantidade de massa de um elemento que por sua vez corresponde a 6,02.
A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).
A água é composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio. Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H).
O tamanho de moléculas pequenas como a molécula de água (H2O) é da ordem de uns poucos angstrons. Um átomo de hidrogênio, o menor dos átomos, tem mais ou menos um angstrom de diâmetro, mas o tamanho do núcleo do átomo é muitíssimo menor do que isso: cerca de um centésimo de angstrom, mais ou menos.
A água é uma substância química de fórmula H2O. Isso significa que ela é formada por dois átomos de hidrogênio, cujo símbolo é H, e um átomo de oxigênio, cujo símbolo é O. Ambos os átomos de hidrogênio se ligam de forma covalente na água, isto é, ele compartilham elétrons de modo a adquirirem a estabilidade química.
Principais tipos de água Como vimos, a água pura é dificilmente encontrada na natureza. Esta água contém apenas moléculas de H2O. Normalmente encontramos a água com sais, gases e impurezas dissolvidas. Água potável: é a água apropriada para beber.
A molécula de água