Por exemplo, as bactérias que vivem no sistema digestório do gado ajudam as vacas e os bois a digerir o capim que eles ingerem. Em troca, as bactérias recebem abrigo e alimento. O comensalismo é um relacionamento no qual um dos organismos se beneficia, mas o outro não obtém vantagens nem prejuízos.
A patologia (simbiose patológica, segundo a autora), resulta de perturbações na relação simbiótica natural ou de indiferenciação entre a criança e a mãe, tais como negligência e superproteção ou em circunstâncias onde os pais não possuem condições adequadas para preparar o filho para funcionar como pessoa independente, ...
Resposta: A relação entre a ave e o carrapato é desarmônica pois a ave é beneficiada e o carrapato não. Já na relação entre a ave e o rinoceronte é harmônica pois os dois são beneficiados.
Resposta: A relação ecológica entre um rinoceronte e um carrapato é a mesma anterior, dado que o parasitismo marca a ação do carrapato sobre o rinoceronte, e o primeiro se beneficia.
A protocooperação ou mutualismo facultativo é uma relação ecológica harmônica em que todos os participantes são beneficiados, podendo viver de forma independente, sem sofrerem prejuízos. Um exemplo de relação do tipo protocooperação é o que ocorre entre o caranguejo-ermitão e a anêmona-do-mar. ...
A relação ecológica que ocorre entre o caranguejo-eremita e a anêmona-do-mar é a protocooperação. Uma relação ecológica é um tipo de relação entre dois seres vivos, sejam da mesma espécie ou não.