ESTÁGIOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA Entre os especialistas, o estadiamento costuma ser feito pelo sistema TNM, que divide o câncer de próstata em estágio T (tumor localizado), estágio N (quando atingiu os linfonodos) e estágio M (quando apresenta metástases).
Explicando o sistema de Gleason: Quanto mais baixa a nota, menor a agressividade potencial do tumor. Por exemplo, no relatório que constar “adenocarcinoma acinar usual da próstata Gleason 6 (3+3)”, significa que duas áreas tiveram a nota 3 e o total foi 6.
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
Quando devo começar a avaliação para detecção do câncer de próstata? É aconselhado que todos os homens a partir dos 50 anos devam procurar um urologista para definir a rotina de avaliação, após discutirem suas vantagens e desvantagens. A avaliação deve ser feita através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA.
O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.
Quais os sinais de alerta da próstata?