O termo alimento funcional foi inicialmente introduzido no Japão em meados dos anos 80. Eram alimentos similares em aparência aos convencionais, usados como parte de uma dieta normal, e que demonstram benefícios fisiológicos e/ou reduzem o risco de doenças crônicas, além de suas funções nutricionais básicas.
Como exemplos de simbióticos temos: iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, suplementos alimentares, fármacos, sucos de frutas e legumes fermentados.
- ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE FUNCIONAL: é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
As isoflavonas são encontradas em grãos de soja, missô, brotos de alfafa, sementes de linhaça, farinha de soja, tofu e edamame [soja em grãos verdes].
Os flavonoides estão presentes em frutas como uva, morango, maçã, romã, blueberry, framboesa e em outras de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola; em cereais e sementes, como nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como no vinho tinto, chás, café e cerveja, e ...
Benefícios dos Flavonoides
“Após algumas observações, descobriu-se que o quartil que ingeriu mais flavonoides reduziu o câncer de pulmão em até 50%. Os flavonoides podem prevenir o câncer e curar essa doença também. (…) os danos dos radicais oxidativos no DNA podem ser reparados pelos flavonoides da dieta.”
Pesquisas sugerem que a quercetina pode ajudar a rejuvenescer ou eliminar as células envelhecidas e reduzir os marcadores do envelhecimento. Pode ajudar no desempenho do exercício. Uma análise de 11 estudos em humanos descobriu que tomar quercetina pode melhorar o desempenho dos exercícios de resistência(6).
Quais os alimentos possuem maiores teores de flavonoides? As principais fontes alimentares de flavonoides são: café, cebola, maçã, uva, vinho tinto e os chás. As uvas são consideradas uma das maiores fontes destes compostos quando comparadas a outras frutas e vegetais.
Reação de Shinoda Colocar cerca de 2 ml do extrato alcoólico em um tubo de ensaio e adicionar mais ou menos seis fragmentos de Mg metálico; Adicionar 1 ml de HCl conc., observando se desenvolve coloração.
Apesar do nome flavonóides ter origem do latim de flavus, que significa amarelo, os flavonóides geralmente são incolores e as vezes podem variar do verde ao azul. Esses 4 mil compostos podem ser subdivida em classes: Antocianina: Sua coloração pode variar em azul, vermelho e violeta.
Microssublimação: Neste método o calor decompõe os glicosídeos mais facilmente hidrolisáveis e como consequência as agliconas dos glicosídeos antraquinônicos são liberadas e aparecem no sublimado.
São importantes para a planta, pois protegem contra ação de insetos e doenças, além de evitar que outras espécies cresçam no seu território. ... Algumas plantas ricas em antraquinonas: sene, ruibarbo, cáscara sagrada, babosa. A planta Aloe vera (babosa) , muito utilizada na terapêutica e cosmética, é rica em antraquinonas.
Antraquinona é um composto de fórmula (C14H8O2). Foi obtido pela primeira vez em 1827 pela hidrólise do antraceno, e atualmente preparado pela condensação do anidrido ftálico com o benzeno. Sólido rosáceo, sublimável, sua nitração ou sua sulfonação fornecem intermediários para a síntese dos corantes antraquinônicos.
O Cabernet Sauvignon do Chile, por ser cultivado em grande altitude, é o melhor, o mais rico em antioxidantes. Outros vinhos benéficos são Pinot Noir e Shiraz. Os italianos, surpreendentemente, têm concentração média de antioxidantes, e o Zinfandel tinto da Califórnia está entre os de concentração mais baixa.
Geralmente, os alimentos mais ricos em quercetina são as frutas e vegetais, pois a quercetina é um tipo de flavonoide que dá a cor a estes alimentos. Assim, frutas como maçã e cerejas, ou outros alimentos como cebolas, pimento ou alcaparras são dos mais ricos em quercetina.
Os flavonóides constituem a maior classe de fenólicos vegetais. A estrutura química dos flavonóides consiste de 15 carbonos organizados em dois anéis aromáticos, ligados por uma cadeia de três carbonos (Figura 1).
Os flavonoides são compostos bioativos do grupo dos polifenóis encontrados em hortaliças, frutas, cereais, chás, café, cacau, vinho, suco de frutas e soja e tem como função a proteção das plantas contra danos oxidativos, são pigmentos vegetais de cores azul, azul avermelhado e violeta.
Os alcaloides são aminas cíclicas que possuem anéis heterocíclicos contendo nitrogênio. São responsáveis pelo sabor amargo de muitas plantas e causam dependência. Os alcaloides são um conjunto de compostos pertencentes ao grupo das aminas cíclicas, que apresentam anéis heterocíclicos contendo nitrogênio.
Responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas, a antocianina é tão benéfica quanto os flavonoides. A antocianina é uma substância responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas. ... No nosso organismo, a antocianina proporciona diferentes benefícios.
Flavonoides (ou bioflavonoides) é a designação dada a um grande grupo de metabólitos secundários da classe dos polifenóis, componentes de baixo peso molecular encontrados em diversas espécies vegetais.
As antocianinas (das palavras gregas anthos, flor e kianos, azul), são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.
Na natureza, as seis antocianidinas (agliconas) mais comuns diferem entre si pelo grau de hidroxilação e metoxilação dos seus anéis. As antocianinas encontram-se na natureza na forma glicosilada em uma ou mais posições por diferentes tipos de açúcares (glucose, ramnose, xilose, galactose, etc.).
A antocianina C3G atua diretamente na regulando as disfunções dos adipócitos, células responsáveis pelo armazenamento de energia e triacilglicerídeos durante o excesso nutricional. Os adipócitos são responsáveis pela secreção da adiponectina, um hormônio insulina-sensível.