Para que uma viagem seja considerada turística, ela deve ter, necessariamente, três características: deslocamento físico do local de residência, motivação para a viagem e o uso de equipamentos e serviços turísticos.
Segundo estes autores o turismo “é o conjunto das relações e fenómenos originados pela deslocação e permanência das pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocações e experiências não sejam utilizadas para o exercício de uma actividade lucrativa principal, permanente ou temporária”.
“Turismo é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria geram sobre os ambientes físico, econômico, sócio-cultural da área receptora” (JAFARI apud BENI,1998:38).
Thomas Cook. ... Mesmo tendo sido um fracasso comercial, é considerada como um profundo sucesso em relação a organização do primeiro pacote turístico, pois se constatou a enorme possibilidade econômica que este negócio poderia chegar a ter como atividade, criando assim em 1851 a Agência de Viagens Thomas Cook and son.
O turismo massivo se consolidou, atualmente, em virtude das viagens econômicas (menor custo,em função das parcerias com companhias aéreas e de outros setores) e dos pacotes turísticos organizados pelas agências e operadoras, que possibilitaram a visitação de novos destinos e a realização dos sonhos de muitas pessoas.
Foi na era contemporânea que o turismo como indústria começou finalmente a desenvolver-se de forma definitiva. ... Em 1841, Thomas Cook organizou a primeira viagem turística da história e, em 1855, levou um grupo de turistas numa rota através dos Países Baixos, Bélgica, Alemanha e França.
Ou seja, visa o uso intenso da localidade sem se preocupar com o sustentável, fazendo com que haja a saturação dos bens naturais, sociais e culturais. Podemos definir os destinos de massa como uma “fábrica” de consumidores em série, que passam a atrair cada vez mais, maior número de visitantes.
Um sinal claro deste crescimento nestas novas economias é dada pela China que, segundo a revista rost, é o país que mais emprega nas atividades ligadas ao turismo com 62,3 milhões de pessoas trabalhando e tendo segundo dados da OMT um crescimento da ordem de 8,5% no seu fluxo de entrada de turistas no período de 1995 a ...
Veja quais foram as cinco primeiras colocadas:
Resposta: poluição terrestre(lixo no chão), aquática (sujeira em rios e mares) e atmosférica (mais carros e mais poluição no ar). Além disso, problemas relacionados a perturbação do sossego também.
Os impactos positivos do turismo decorrem do fato de esta atividade poder subsidiar os custos de conservação do ambiente (BELTRÃO, 2001). Outros impactos positivos do turismo são a conservação da herança cultural, o fortalecimento da identidade cultural e o intercâmbio intercultural (DIAS, 2005).
Turismo pode causar danos ao meio ambiente, sociedade e a cultura local. ... A globalização tende a uniformizar os grupos culturais, e em consequência causar grandes impactos na produção da cultura, o que refletiria na perda da identidade, podendo ser de origem coletiva ou até mesmo individual.
Turismo Responsável: Ética é Fundamental para Preservar o Meio Ambiente. O turismo é uma atividade que busca valorizar as premissas ambientais, sociais, culturais e econômicas conhecidas de todos nós, e inclui a interpretação ambiental como um fator importante durante a experiência turística.
Confira algumas ações para praticar o turismo consciente
Mais do que oferecer um contato próximo com o meio-ambiente e criar a possibilidade de se conhecer locais de preservação ambiental, o turismo ecológico ajuda a preservar a natureza do local através dos recursos captados com o próprio turismo.
Redes metálicas de proteção: podem ser utilizadas para assegurar a preservação física dos sítios arqueológicos expostos a um risco grave de vandalismo, na pendência de medidas de proteção mais sérias. Podem ser simples redes de ferro reforçadas ou mantidas ao solo por blocos de cimento.
No Brasil os Sítios Arqueológicos são protegidos por lei e é crime destruí-los. ... Além disso, eles são considerados patrimônio cultural da região. Os donos das propriedades que suspeitarem terem encontrados vestígios arqueológicos deverão informar ao IPHAN sobre tal achado.
Envolver a comunidade ajuda a preservar sítios A experiência brasileira tem demonstrado que a preservação do patrimônio cultural dos sítios arqueológicos depende do envolvimento das comunidades locais, bem como da participação destas nos benefícios decorrentes de atividades econômicas como, por exemplo o turismo.
O que é o Patrimônio Arqueológico? O patrimônio arqueológico é definido como constituído por todos os vestígios, bens e outros indícios da evolução do planeta, da vida e dos seres humanos, em que a sus preservação e estudo permitam traçar a história da humanidade.
Resposta. Resposta: Para a preservação do turismo e fontes de pesquisas. Explicação: Um é importante para o outro de forma que caso não haja a preservação a fonte de renda de um local que a sua base econômica é o turismo iria entrar em crise financeira.