Técnicas de irrigação: Conheça as mais utilizadas pelos...
A irrigação é uma técnica de fornecimento de água que, quando utilizada em conjunto com as demais boas práticas agronômicas permite alcançar máxima produção.
Os principais sistemas de irrigação localizada são o gotejamento, a microaspersão e o gotejamento subsuperficial.
Em regiões com alta velocidade de infiltração, o melhor método é por aspersão; Em regiões intermediárias, a maioria dos sistemas atende a plantação; Em regiões de baixa velocidade, o melhor sistema é a irrigação localizada.
A irrigação inteligente é uma técnica que tem por objetivo fornecer água e nutrientes de forma controlada junto a plantação. ... A técnica nasceu em Israel, quando produtores inventaram a irrigação por gotejamento. Depois disso vem sofrendo muitos aperfeiçoamentos e adaptações por todo o mundo.
Acople qualquer modelo de garrafa pet cheia de água a um gotejador de plástico e coloque o bico na terra para ativar a irrigação. O gotejador libera a água gota a gota, mantendo suas plantinhas sempre irrigadas e sem que você se preocupe diariamente com os cuidados do jardim.
O início da manhã é o momento ideal para irrigar a maioria dos gramados. A grama terá um dia inteiro para secar e a água não se evapora de uma vez, pois o sol não teve tempo para aquecer o gramado. No entanto, a opção menos dispendiosa é irrigar durante a noite.
A Irrigação automatizada por aspersores rotores escamoteáveis é o método consagrado para irrigação de gramados de campos de futebol. Em alguns campos ainda se utiliza a irrigação por canhões hidráulicos. Principalmente nos campos de grama sintética que são muito comuns na Europa e demandam também tecnologia específica.
Em projetos de sistema de irrigação por aspersão automatizados, o custo gira em torno de R$ 8.
Primeiro, pegue uma garrafa já com água, pode ser PET ou de vidro, e pendure em cima da espécie que vai ser regada. Faça um buraco na tampa e coloque um tubinho muito pequeno, enterrando o mesmo na água. Assim, sua planta será irrigada automaticamente.
Você pode usar uma garrafa pet de duas formas. Na primeira, para vasos médios, você faz um furo pequeno na tampa, coloca água e a coloca emborcada na terra, dentro do vaso. Pode ser uma garrafa de 500 ml. Mais uma vez a ideia é que a planta receberá pequenas, mas contínuas doses de água para se manter hidratada.
Passo-a-Passo Regador Caseiro
Para preparar o sistema é necessário um furo que pode ser aberto na tampa ou no fundo da garrafa, dependendo da forma como deve ser colocada para a rega. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Também deve ser feita uma abertura para a entrada de ar e para facilitar o gotejamento.
Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras. Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador! Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.