Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. ... Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio.
As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.
Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.
Adenina e timina: 12 cada; Guanina e citocina: 36 cada. Os nucleotídeos são os monômeros do DNA, eles se unem e formam o DNA se ligando através de ligações 5' 3' verticalmente e através de pontes de hidrogênio horizontalmente.
Um nucleotídeo possui 3 partes: Um açúcar de cinco carbonos, no RNA temos a ribose, e no DNA a desoxirribose porque falta um grupo oxigênio em um dos seus átomos de carbono.
A primeira delas foi descoberta pelo bioquímico Erwin Chargaff em 1951. Denominada “Primeira Regra de Paridade de Chargaff” (PRPC), afirma que a quantidade de nucleotídeos Adenina (A) é igual à quantidade de Timina (T), a mesma paridade ocorrendo entre Citosina (C) e Guanina (G).