Resposta. Resposta: Ocupação humana, ação erosiva do solo e deslizamentos de terras por conta das ações das chuvas.
O domínio dos Mares de Morro é predominantemente constituído por áreas de planalto, notadamente os planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, conforme a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross. ... No Sudeste, são encontrados os solos de salmourão, mais argiloso.
Relevo do domínio dos mares de morros O relevo da região, que deu origem à designação deste domínio morfoclimático, caracteriza-se pela presença de morros arredondados, planaltos e serras, dentre as quais se destaca a Serra do Mar.
Os pontos de maior altitude no território nacional encontram-se na região Norte, locais onde há o domínio morfoclimático Amazônico, e na região sudeste, onde nota-se a presença do domínio morfoclimático de mares de morros.
1 – Os domínios que se localizam no estado de Minas Gerais são os seguintes: pradarias, cerrados e mares de morros. Os domínios morfoclimáticos correspondem a uma classificação geográfico que apresenta a representação do clima, da hidrografia, da vegetação, do relevo e também do solo.
A cobertura vegetal de Minas Gerais pode ser resumida em quatro tipos (biomas) principais: Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude ou Rupestres e Mata Seca.
Relevo. As regiões mineiras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m.
As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.
tropical de altitude
As áreas mais planas são as mais favoráveis à agricultura. Nelas, é possível usar máquinas e tratores. Em terrenos mais baixos, como as planícies próximas aos rios, chamadas de várzeas, pode-se cultivar plantas adaptadas à grande quantidade de água. Já as áreas montanhosas ou inclinadas dificultam a prática agrícola.
Resposta. A ocupação humana depende muito de um conjunto de fatores - entre eles o relevo. Assim, considerando questões como instabilidade do terreno, desníveis, altura e tipo, o tipo de ocupação será diferente.