Pode-se dizer que o primeiro passo verdadeiro com o objetivo de avaliar um imóvel é realizar a vistoria nele. No laudo de avaliações, item Vistoria, deve constar a caracterização da região, a caracterização do terreno e a caracterização das edificações e benfeitorias.
A Norma Brasileira NBR 8951 (ABNT, 1985), item 3.
Avaliação. O grau de fundamentação atingido deve ser explicitado no corpo do laudo. Nos casos em que o grau mínimo I não for atingido, devem ser indicados e justificados os itens das Tabelas de especificação que não puderam ser atendidos e os procedimentos e cálculos utilizados na identificação do valor.
Quanto à sua reprodução, em imóveis rurais, as benfeitorias podem ser classificadas em: NÃO REPRODUTIVAS: são as que por se acharem aderidas ao chão não são negociáveis e nem rentáveis separadamente das terras.
Desta forma o Método Involutivo se dá basicamente pela concepção do projeto hipotético, onde o engenheiro de avaliações deve verificar o aproveitamento eficiente para o imóvel avaliando.
O método involutivo é um meio de avaliar imóveis em que se avalia o valor de mercado do imóvel com base no seu aproveitamento eficiente. Ou seja, de acordo com vários critérios, é possível determinar o valor do empreendimento.
O Método Evolutivo é utilizado nos casos de avaliação de casas implantadas em um terreno e de outras benfeitorias constantes nele. Quando não se encontrar imóveis semelhantes no mercado imobiliário para obter-se a média, avalia-se o terreno separado dela – eis o Método Evolutivo e o motivo de sua aplicação.
O Fator de Comercialização, também chamado de Terceiro Componente ou Vantagem da Coisa Feita, é definido no item 3.
A técnica de homogeneização por meio de fatores consiste em proceder modificações nos preços de cada elemento da amostra, decorrentes da alteração dos diversos atributos, de modo que, ao final do tratamento, os preços homogeneizados se refiram a um imóvel de características padronizadas (paradigma), que poderão até ...
Então aprenda um pouco mais sobre esse tema lendo o conteúdo a seguir:
Então veja abaixo 6 motivos para adquirir um terreno.
Quais são os fatores que influenciam na valorização do imóvel? Confira agora!
O crescimento horizontal das cidades também é um dos efeitos gerados pela especulação imobiliária no espaço geográfico urbano. Muitas vezes, o acúmulo de lotes à espera de valorização estimula a formação de novos loteamentos em zonas cada vez mais afastadas dos centros mais importantes da cidade.
Esse preço do solo urbano, então, não é determinado pela produção, mas determinado principalmente pela relação entre oferta e procura, relação essta que vai depender do monopólio sobre o mercado. E como o mercado imobiliário é essencialmente monopolizado, esse poder é que vai definir sobremaneira essa valorização.