Como fazer um cronograma no Word. Abra o Microsoft Word. Vá em " Formatar" no menu e clique em "Página ". Na caixa de diálogo que se abre escolher entre os tamanhos predefinidos o que você quer para a sua programação.
Crie uma tabela com três colunas, sendo que na primeira estão as atividades a serem desenvolvidas, a segunda a data de início da atividade e a última a duração de cada uma delas. A duração pode ser expressa em horas, dias ou semanas, dependendo do tamanho do projeto e da necessidade da equipe.
O gráfico de Gantt ou diagrama de Gantt é uma ferramenta visual utilizada para controlar e gerenciar o cronograma de atividades de um projeto. Com ele, é possível listar tudo que precisa ser feito para colocar o projeto em prática, dividir em atividades e estimar o tempo necessário para executá-las.
O método é utilizado em conjunto com o diagrama de redes PERT (do inglês: Program Evaluation and Review Technique), organizando em conjunto as tarefas e etapas do projeto para visualizar melhor as atividades e encontrar o tempo total de duração do projeto ou atividade.
A ferramenta PERT (Program Evaluation and Review Technique) foi criada, na década de 1950, pelos militares dos EUA para determinar o tempo que se levava para completar uma tarefa e o tempo mínimo para se completar um projeto militar qualquer. ... Nenhuma das ferramentas foi significativa para a consolidação.
A fórmula PERT aplica um peso maior para a estimativa Mais Provável, mas não deixa de considerar as estimativas Pessimista e Otimista.
Acessar o Programa Especial de Regularização Tributária - PERT. Permite registrar adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária - PERT -, gerar guias de pagamento das parcelas, emitir recibos e fazer desistência de parcelamentos anteriores. Verifique a necessidade de agendamento prévio na página da unidade.
4 técnicas eficazes para estimar tempo de trabalho dentro de um projeto
Estimativa de três pontos ou técnica PERT Esse método também pode contar com o suporte de opiniões especializadas citado acima e, inclusive, ser usada também para as estimativas de custo. É dada pela fórmula (P + 4 x MP + O) / 6 e o resultado fornece a duração esperada.
A base do cálculo do CUB são levantamentos feitos em termos de custo de materiais, mão de obra, assim como de equipamentos necessários a fim de se executar projetos do tipo padronizados. O total de custos envolvidos é dividido entre a área construída e como resultado temos R$/ m².
Um indicador que auxilia bastante na hora de estimar o custo de uma obra é o Custo Unitário Básico (CUB). Para a estimativa de custos feita através do CUB, é preciso que se faça o cálculo conforme o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) do Estado em que a obra se encontra ou será construída.
Trata-se dos custos relacionados à construção civil, levantados pelos sindicatos de construção civil de cada estado. Não se trata de estimativas, e sim de valores reais gastos com obras que efetivamente estão sendo construídas.
Normalmente os custos diretos são os gastos com materiais de construção, mão de obra, serviço e aluguel de equipamentos. Os custos diretos representam de 70 a 90% do gasto total da obra. Por isso, você deve ter uma atenção especial na hora de orçar estas despesas.
Custo da mão-de-obra: – Refere-se aos gastos com funcionários que aplicam sua força de trabalho na transformação de matérias-primas em produtos de forma direta ou indireta. – Inclui a remuneração e os encargos sociais e trabalhistas. Grupo C = Outros encargos que não sofrem tributação de A nem incidem os encargos de B.
Para exemplificar, vamos supor que uma obra tenha sido orçada em 100 mil reais. Foi determinado pela empresa que a lucratividade deveria ser de 10% e a alíquota de impostos é de 8%. Ainda hoje, existem empresas onde se calcula que o lucro será de 100.