Resposta. Explicação: A influência causada pelos aliados(em suma, capitalistas e democratas) e pela união soviética( comunista e totalitária) na Europa . ... A esta diferença que dividia a Europa em duas, foi chamada por Winston Churchill de CORTINA DE FERRO.
O termo refere-se à divisão da Europa entre territórios capitalista e socialista, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Uma região era controlada pelos Estados Unidos e a outra ficava sob influência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, o mundo polarizado começou a ruir. Com a derrubada de Gorbachev, em 1991, o regime soviético chegou ao fim. Trinta anos depois de criada, a cortina de ferro se abriu definitivamente.
A Alemanha derrotada foi dividida em duas por Estados Unidos, Reino Unido, França e União Soviética. ... Berlim foi dividida em quatro pedaços, com as zonas britânicas, francesas e americanas a oeste e uma zona soviética a leste. Berlim Ocidental tornou-se uma ilha cercada pela Alemanha Oriental comunista.
Em 1946, há exatos 75 anos, a expressão “Cortina de Ferro” foi utilizada pela primeira vez. Ela apareceu em um discurso de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro britânico. O termo refere-se à divisão da Europa entre territórios capitalista e socialista, após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Resposta. Resposta:entre 1949 e 1961, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram do leste para o oeste, em busca de uma nova vida. para impedir isso, as autoridades comunistas determinaram a construção do muro que dividia a cidade. então, na noite de 13 de agosto de 1961, em poucas horas, o muro de Berlim foi erguido.
Tanto Berlim Ocidental quanto a Alemanha Ocidental prosperaram e a reconstrução da cidade e do país após a Segunda Guerra Mundial começou rapidamente. ... A fim de impedir a fuga de pessoas do leste para o oeste, o governo comunista em Berlim Oriental decidiu erguer o muro, em 1961, - uma barreira física contra a deserção.
Entre 1949 e 1961, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram do leste para o oeste, em busca de uma nova vida. Para impedir isso, as autoridades comunistas determinaram a construção do muro que dividia a cidade. Então, na noite de 13 de agosto de 1961, em poucas horas, o muro de Berlim foi erguido.
13 de agosto de 1961
Além disso, no meu ponto de vista, um aspecto positivo foi a queda do comunismo. O lado negativo foi o choque econômico e a grande distribuição de renda na Alemanha, pois, antes, o país era dividido entre Alemanha Ocidental, capitalista e industrializada, e Alemanha Oriental, socialista e arcaica.
Milhares de pessoas reuniram-se ao redor do Muro no dia 9 de novembro de 1989 e, então, começaram a colocar o muro abaixo. Um ano depois da queda do Muro, a Alemanha reunificava-se e tornava-se uma só nação novamente, depois de quase 50 anos de separação.