O T. gondii, pela sua versatilidade, dependendo do hospedeiro e da via, pode ser infectante em qualquer estágio evolutivo (taquizoítos, cistos e oocistos), facto que amplia muito, em condições naturais e laboratoriais, os riscos de infecção para os animais domésticos e o homem.
O ciclo assexuado tem início quando o oocisto é formado, no tubo digestivo do hospedeiro definitivo, e eliminado. Após a sua eliminação se dá a esporulação, que é caracterizada pelo aumento de volume do parasito e pela produção de esporozoítos no seu interior.
O ciclo biológico do T. gondii desenvolve-se em duas fases distintas: Fase assexuada: em vários tecidos de diversos hospedeiros (aves, mamíferos, inclusive gatos e outros felídeos). Fase sexuada (ou coccidiana): nas células do epitélio intestinal de gatos e outros felinos não imunes.
O taquizoíto se divide várias vezes, de forma assexuada até o rompimento da célula hospedeira. Esse processo se repete várias vezes, liberando grande número de taquizoítos para a invasão de novas células, no sangue e nos tecidos parenquimatosos.
A parasitose que tem seu agente causador, quando adulto, alojado preferencialmente no sistema linfático é a: teníase. elefantíase.
a) Que denominação se dá ao tipo de combate como o utilizado contra ratos no exemplo acima? b) Explique a relação entre o agente causador da parasitose, os gatos e o ser humano. a) Denomina-se controle biológico.
hábitos e nível sócio econômico e cultural, presença simultânea de outras doenças, fatores genéticos e uso de medicamentos.
➢ Boca (via digestiva); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosa (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital). ➢ Ânus e boca (via digestória); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosas (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital).
Os fatores que representam causas componentes de doença incluem os fatores do agen- te, hospedeiro e ambiente da tríade epidemiológica, assim como também do modelo de determinantes da saúde.