Nos estudos sobre magnetismo, vimos que se aproximarmos de uma agulha magnética um ímã, a mesma agulha sofrerá uma deflexão. ... Dessa forma, podemos dizer que o ímã gera um campo magnético que atua sobre a agulha magnética. Um outro fenômeno foi observado pelo físico Oersted.
É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional. ... O campo magnético da Terra tem origem na rotação do núcleo terrestre, que acontece com velocidade diferente da crosta do planeta.
Essas pedras ficaram conhecidas como ímãs e seus fenômenos chamados de fenômenos magnéticos. Hoje é comum encontrarmos ímãs artificiais em diversos equipamentos elétricos, como por exemplo, nos alto-falantes, nas televisões de tubo etc.
e) O campo magnético terrestre surge por causa da diferença na velocidade de rotação do núcleo e da crosta terrestre. A concentração de linhas de campo magnético e, consequentemente, a sua intensidade são maiores nos polos e menores na Linha do Equador da Terra.
A magnitude do campo magnético da Terra em sua superfície varia de 25 a 65 microteslas (0,25 a 0,65 gauss).
Um ímã atrai o ferro quando, mediante a aplicação de um campo magnético, ocorre o alinhamento de seus ímãs elementares.