Existem quatro tipos de células na epiderme:
A epiderme é constituída por epitélio escamoso estratificado. É composta ainda por 90% de queratinócitos (produtores de queratina), melanócitos (produtores de melanina), células de Langherans e células de Merkel. Trata-se da camada mais externa da pele.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
A epiderme é composta em 85% por queratinócitos. Por fim, eliminam-se por descamação e são substituídas pela geração seguinte de queratinócitos.
Podemos afirmar que as células da epiderme e suas funções são: São formadas por tecido epitelial e a derme, tem como as suas principais funções: Proteção do corpo, por conta da presença de queratina que possibilita esta função.
a medida que as celulas epiteliais da epiderme se aproximam da superfície, vão morrendo e formando a camada de células mortas, que vai descamando ao longo do dia. Explique como as células da epiderme vão sendo repostas, compensando essa descamação.
A pele tem o seu próprio ciclo de renovação. As células da pele são continuamente regeneradas na camada inferior e superior e movimentam-se para cima para substituir as células mais envelhecidas da superfície da pele.
Peeling químico. É um tratamento não invasivo realizado através da aplicação de um ácido, que varia dependendo da região e do resultado esperado. A ação do ácido provoca uma renovação da camada superficial da pele, minimizando a visibilidade das linhas finas e de manchas.
Normalmente, a pele jovem demora cerca de 21 dias para promover regeneração celular da epiderme corporal e 14 dias para a epiderme do couro cabeludo. No entanto, em peles mais maduras, esse processo tende a ser mais longo e ineficaz, comprometendo textura, uniformidade e vigor.
Agora que você já conhece as camadas e funções da pele, fica mais fácil entender o seu ciclo de vida. Como mencionado, em peles jovens, as células se renovam e levam cerca de 28 dias para chegar à superficie. A camada mais superficial é uma camada de células mortas que não têm núcleo.
O jeito é trocar o guarda-roupa, de uma vez só (veja foto no alto da página). O homem também troca de pele. Só que aos poucos. A cada mês, aproximadamente, ela é renovada.
O ciclo celular da pele Como vimos, cada camada tem uma importância grande e o nosso organismo não pode se dar ao luxo de não contar com essa ajuda. Por isso, em pessoas jovens, as células se renovam e levam 28 dias para chegar à superfície. Já em indivíduos mais velhos, esse processo pode levar cerca de 40 dias.
Os ácidos limpam a camada de células mortas e estimulam a renovação da pele", afirma a dermatologista Dra. Ana Carolina Sumam. Entre os ácidos mais adorados quando o assunto é esfoliação e renovação celular está o ácido glicólico (que também estimula a síntese do colágeno).
Você sabia que é possível ajudar a renovar as células do nosso corpo? Para a renovação celular é preciso ingerir alimentos que possuem a chamada Coenzima q(10), um importante nutriente. produzido naturalmente pelo organismo, mas que também pode ser obtido por meio de uma alimentação específica.
Esfoliar a pele do rosto e do corpo pode ser o primeiro passo para renovar a cútis! Você pode apostar nos esfoliantes tradicionais, que contém partículas que "varrem" as células mortas e sujeirinhas do rosto, ou nas máscaras de argila, que esfoliam a pele do rosto naturalmente.
Lave o rosto com um sabonete facial e água morna para abrir os poros. Pegue um punhado da borra de café e passe com movimentos circulares no rosto todo, tomando cuidado com a área dos olhos. Deixe o peeling no rosto por no máximo um minuto. Depois, é só enxaguar com água corrente ou limpar com um algodão com água.
Você pode comer carnes magras, quinoa, salmão, feijão, lentilha, nozes, folhas verdes, frutas vermelhas e frutas cítricas como alimentos especialmente favoráveis ao colágeno e, em termos de nutrientes, priorize a vitamina C, lisina e prolina, além das vitaminas do complexo B.
O peeling químico pode ser realizado com produtos como ácido retinóico, ácido glicólico, fenol ou ácido salicílico, por exemplo e o produto deve ser mantido de 5 a 30 minutos sobre a pele, que começa a descamar, permitindo a sua queda e ao surgimento de uma nova mais macia, lisa e uniforme.
Ácido Glicólico: Extraído da cana-de-açúcar, ele tem boa absorção e reage com as camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o sebo e outras substâncias. Por isso, promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.
Os ácidos salicílico e glicólico são os mais indicados para a pele oleosa e acneica. O tratamento com o uso dessas substâncias deve ser realizado por um período de, pelo menos, dois meses e acompanhado por um dermatologista.
Limpeza
Nós podemos prepará-lo de duas maneiras diferentes:
Passo a passo da limpeza de pele caseira
Como fazer: Misture duas colheres de sopa de mel com oito colheres de sopa de água até criar uma pasta. Aplique na pele e deixe secar....