Quais So As Caractersticas Mais Marcantes Do Perodo Fetal?

Quais so as caractersticas mais marcantes do perodo fetal

Durante a ovulação, o muco do colo do útero torna-se mais ralo e elástico, permitindo que os espermatozoides entrem no útero rapidamente. Depois de aproximadamente cinco minutos, o espermatozoide desloca-se da vagina, entrando através do colo do útero no interior do útero até a extremidade em forma de funil de uma das trompas de Falópio, onde normalmente ocorre a fecundação. As células que revestem as trompas de Falópio facilitam a fecundação.

Embriologia do desenvolvimento período fetal

A bilirrubina fetal é eliminada da circulação para o plasma materno pela placenta, seguindo um gradiente de concentração. A seguir, o fígado materno conjuga e excreta a bilirrubi-na fetal.

Se mais de um óvulo for liberado e fertilizado, ocorre uma gravidez de mais de um feto, normalmente dois (gêmeos). Uma vez que o material genético em cada óvulo e em cada espermatozoide é ligeiramente diferente, cada óvulo fertilizado é diferente. Os gêmeos resultantes são então gêmeos fraternos. Os gêmeos idênticos surgem quando um único óvulo fecundado se separa em dois embriões depois de ter começado a se dividir. Uma vez que um óvulo foi fertilizado por um espermatozoide, o material genético nos dois embriões é o mesmo.

período da 9 a 20 semana de gestação

período da 9 a 20 semana de gestação

Uma gravidez normal dura em média 9 meses, ou seja, cerca de 38 a 40 semanas. No entanto, há bebés que podem nascer antes ou depois dessa idade gestacional.

À medida que a placenta se desenvolve, ela estende pequenas projeções semelhantes a fios de cabelo (vilosidades) para o interior da parede do útero. Essas projeções se ramificam várias vezes até formarem uma complexa árvore de vilosidades. Essa ramificação aumenta muito a área de contato entre a parede do útero e a placenta, aumentando o intercâmbio de nutrientes e resíduos. A placenta está totalmente formada por volta da 18ª ou 20ª semana, mas continua a crescer durante toda a gravidez. No momento do parto, ela pesa aproximadamente 0,5 kg.

A bilirrubina diglucoronide caminha para o mecônio no trato gastrintestinal, mas não pode ser eliminada, porque o feto normalmente não elimina fezes. A enzima betaglucoronidase, presente na borda em escova do lúmen do intestino delgado do feto, é liberada para o lúmen do intestino, onde desconjuga a bilirrubina glucoronide; a bilirrubina livre (não conjugada) é a seguir reabsorvida do trato intestinal e volta para a circulação fetal.

Fases da gestação: 1º trimestre

O quarto mês marca o momento em que o bebê, que pode medir até 16 cm de comprimento, passa a se movimentar, sugar e engolir, além de conseguir notar a presença e a alteração das luzes. O feto também é capaz de diferenciar os gostos amargos e doces.

Mais tarde, durante o terceiro mês de gestação, inicia-se o período fetal, no qual a formação do esqueleto marca o desenvolvimento do feto. As costelas, os dedos das mãos e dos pés e os órgãos internos se formam. Aqui, o bebê pode medir até 14 cm.

A ftaxa de filtração glomerular aumenta progressivamente durante a gestação, particularmente durante o 3º trimestre. A FGR aumenta rapidamente nos primeiros meses de vida; entretanto, até a idade de 1 a 2 anos, a FGR, a depuração da ureia e a depuração tubular máxima alcançam níveis do adulto.

ESTRUTURA EXTERNA:

ESTRUTURA EXTERNA:

Uma vez dentro do útero, as células continuam a dividir-se e convertem-se em uma esfera oca denominada blastocisto. O blastocisto se implanta na parede do útero aproximadamente seis dias após a fertilização.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge

Zigoto é o nome dado à primeira célula formada após a fecundação, que é a união entre o óvulo e o espermatozoide. Depois que ele se instala no útero, o que ocorre depois de uma divisão celular, a placenta começa a se formar.

Puerpério

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Se um espermatozoide penetrar no óvulo, ocorre a fecundação. Pequenos cílios que revestem as trompas de Falópio propelem o óvulo fertilizado (zigoto) através das trompas até o útero. As células do zigoto dividem-se várias vezes enquanto este se desloca através da trompa de Falópio até o útero. O zigoto entra no útero dentro de três a cinco dias.

Mudanças no corpo da mulher

A gravidez pode ser acompanhada através das fases da gestação que permitem acompanhar os vários estágios do normal desenvolvimento fetal. Com a fertilização do óvulo, o bebé começa por ser um conjunto de células. O óvulo transforma-se num blastocisto, num embrião e, por fim, num feto.

Algumas das células da placenta se transformam em uma camada externa de membranas (córion) ao redor do blastocisto em desenvolvimento. Outras células se transformam em uma camada interna de membranas (âmnio), que forma a bolsa amniótica. Quando a bolsa é formada (por volta do 10º ao 12º dia), o blastocisto é considerado um embrião. Essa bolsa se enche com um líquido transparente (líquido amniótico) e se expande para envolver o embrião em desenvolvimento, que flutua dentro dela.

O desenvolvimento do feto

O corpo da gestante passa por um processo de adaptação durante os primeiros três meses da gravidez. Por isso, oscilações emocionais são bastante comuns, assim como algumas alterações como excesso de sono, cansaço, enjoos e sensibilidade nos seios. Ao longo da gestação, o crescimento uterino exerce uma pressão sobre a bexiga, o que contribui para que as grávidas urinem com mais frequência. Além disso, ocorre um aumento do fluxo de sangue para os seios, o que torna os vasos sanguíneos mais visíveis nos seios.

Os pulmões continuam a amadurecer até quase o momento do parto. O cérebro acumula novas células durante toda a gravidez e durante o primeiro ano de vida depois do nascimento.

Presença de saco gestacional no útero, visto por ultrassonografia, geralmente realizada entre a 4ª e a 5ª semana e correspondendo a níveis séricos de beta-hCG em torno de 1.500 mUI/mL (o conteúdo do saco gestacional pode ser visualizado por volta da 5ª semana)

Fases da gestação: 2º trimestre

Fases da gestação: 2º trimestre

Logo após o nascimento, ocorre um quadro inverso ao fetal, ou seja, a resistência sistêmica torna-se maior do que a pulmonar. Portanto, a direção do fluxo sanguíneo torna-se invertida no no canal arterial persistente, criando uma derivação do sangue da esquerda para a direita (chamada de circulação transicional). Esse estado dura do momento do nascimento (quando o fluxo sanguíneo pulmonar aumenta e ocorre a oclusão funcional do forame oval) até cerca de 24 a 72 horas de vida, quando então o canal arterial se contrai. O sangue que entra no ducto e nos vasa vasorum da aorta tem elevada PO2, o que, ao lado das alterações metabólicas das prostaglandinas, ocasiona a contração e o fechamento do canal arterial. Uma vez fechado esse ducto, começa a circulação do tipo adulto. Nesse momento, os 2 ventrículos bombeiam em série e não há maiores derivações entre as circulações pulmonar e sistêmica.

Uma gestação normal dura cerca de 40 semanas, em um início calculado levando em consideração o primeiro dia do último ciclo menstrual da mulher. Desse momento em diante, inicia-se o desenvolvimento do feto.

A função imune fetal se desenvolve ao longo da gestação e, assim, a imunodeficiência é mais grave em pré-termos nascidos em idades gestacionais mais precoces. A maioria dos mecanismos imunitários não é totalmente funcional mesmo em bebês nascidos a termo. Portanto, todos os recém-nascidos e lactentes menores são imunodeficientes quando comparados aos adultos, tornando-os de alto risco de infecções. Esse risco é aumentado por doença materna, estresse neonatal e medicamentos (p. ex., medicamentos imunossupressores, anticonvulsivantes). A resposta imunitária diminuída do recém-nascido pode explicar a ausência de febre ou sinais clínicos localizados (p. ex., meningismo) no quadro da infecção.

Que sistema de órgãos importantes iniciam seu desenvolvimento durante a terceira semana?

O ectoderma neural dará origem aos órgãos sensoriais (olhos, ouvido interno). Ele também se subdivide em tubo neural (que vai formar o cérebro e a medula espinhal) e crista neural (que se diferencia em mesênquima cefálico e sistema nervoso periférico). O ectoderma superficial dá origem à epiderme.

Quando a notocorda desaparece?

Em muitas espécies, a notocorda desaparece durante o desenvolvimento embrionário e não ocorre nos adultos. Esta estrutura persiste nos anfioxos, desaparece nas ascídias e, nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), é substituída pela coluna vertebral.

O que é a Gastrula?

Fase do desenvolvimento embrionário a seguir à blástula, durante a qual se formam os três folhetos do embrião humano (ectoderme, mesoderme endoderme).