Morfologicamente para fins de diagnóstico laboratorial podemos classificar as anemias em normocíticas e normocrômicas, microcíticas e hipocrômicas, e em macrocíticas.
Os principais tipos de anemias macrocíticas são:
Conheça os diferentes tipos de anemia
Algumas das principais causas de anemia incluem:
Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas) Tontura.
A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas.
O que pode ocorrer se o problema não for tratado? Uma piora do quadro geral do paciente, com cansaço progressivo e aos mínimos esforços, com déficit de oxigenação no organismo, causando danos diversos, desde problemas cardíacos até neurológicos.
Se acha que pode estar com anemia, selecione quais destes sintomas está sentindo para saber qual o seu risco:
Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.
A deficiência de vitamina B12 e ácido fólico A anemia também pode estar associada à carência de duas vitaminas: a B12 e o ácido fólico (ou folato).
Os suplementos de ferro mais usados para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.
A partir de maio, um novo medicamento, elaborado pela empresa paranaense Herbarium Laboratório Botânico, promete facilitar o tratamento das crianças pequenas com anemia. O Ferrokids, feito de ferrocarbonila, é mastigável, tem sabor de uva e é tomado apenas uma vez ao dia.
O suco de abacaxi com salsinha é ótimo para combater a anemia porque a salsa tem ferro e o abacaxi tem vitamina C que potencializa a absorção do ferro.
Alimentos que devem ser evitados Além disso, também deve-se evitar o consumo de café, chá preto e chá mate na mesma refeição rica em ferro, pois eles são ricos em fitatos e taninos, substâncias que também reduzem a absorção de ferro no intestino.
Alguns sucos que podem ser tomados para combater os sintomas de anemia são:
Agrião, espinafre ou os diversos tipos de couve são opções de ferro naturais que ajudam a fortalecer os fluxos sanguíneos no organismo e a prevenir a anemia. O ferro é um nutriente fundamental para a composição dos glóbulos vermelhos no sangue.
Ingredientes:
Onde encontramos vitamina C A vitamina C pode ser localizada nas frutas: Laranja, limão, tangerina, toranja. Morango, abacaxi, acerola, caju, abacaxi. Maracujá, romã, mamão.
Frutas ricas em ferro