Os principais sintomas da faringite são dor e irritação na região da garganta, mas as manifestações da doença costumam variar de acordo com a causa. Conheça melhor os sintomas de cada um dos tipos de faringite!...Quais são os sintomas da faringite?
É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre. A condição geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias sem qualquer medicação.
Um ótimo remédio caseiro para a faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.
O chá de tanchagem e de gengibre com mel também são opções de chás que podem ser tomados para melhorar os sintomas de garganta inflamada....Chás para garganta inflamada
Os gargarejos de água morna com sal, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.
O tratamento da faringite crônica que não está relacionada a agentes infecciosos se baseia no alívio e eliminação dos sintomas. É necessário realizar hidratação adequada, gargarejo com solução salina e inalação com vapor d'água.
A faringite crônica é aquela irritação da garganta que se mantém por semanas ou meses. Pode haver, além da dor, sensação de corpo estranho, pigarro, coceira, secura.
Quanto tempo dura? Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.
Em alguns casos podem ser receitados medicamentos, como corticosteroides e antibióticos. Converse com seu médico ou médica sobre essa possibilidade. Se a doença do refluxo gastroesofágico está causando a laringite, pode ser necessário tomar medidas para reduzir o refluxo.
Sintomas de laringite
paracetamol) para aliviar a dor, anti-inflamatórios, antibiótico (indicado na laringite bacteriana), entre outros.
Para recuperar-se da laringite, é indicado não usar a voz, para não sobrecarregar as pregas vocais até que elas desinflamem, além da ingestão de líquidos para hidratar a região e, nos casos de refluxo do conteúdo estomacal, a ingestão de alimentos leves, livres de gordura, condimentos, bebidas gaseificadas, bebidas ...