Os sintomas mais frequentes devidos ao “mergulho” do bócio na cavidade torácica são a disfagia progressiva (cerca de 43% dos casos), a dispneia (cerca de 59% dos casos), síndrome de compressão da veia cava superior (cerca de 5 à 9% dos casos) e em alguns casos, insuficiência respiratória aguda.
O BÓCIO MERGULHANTE (BM) É UMA AFECÇÃO RELATIVAMENTE rara da glândula tireóide, cuja primeira descrição data de 1749 (1). Consiste numa glândula aumentada de tamanho, peso e volume que invade a cavidade torácica total ou parcialmente.
Bócio é o termo que caracteriza o aumento de volume da glândula tireoidea. Por tal motivo, verifica-se um inchamento característico ou a formação de nódulos na região do pescoço de seus portadores. Tal fato faz com que o indivíduo tenha dificuldades para respirar e deglutir, além de tossir mais frequentemente.
A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
Myrrh Óleo Essencial Commiphora myrrha (Mirra) O óleo essencial de Mirra é derivado da resina de uma pequena e espinhosa árvore e tem sido utilizado por vários séculos como perfume e incenso e também por outros benefícios.
A mirra serve para fortalecer as gengivas, rejuvenescer pele envelhecida ou enrugada e tratar acne, aftas, úlceras e alergias de pele.