Veja alguns dos sintomas que uma pessoa com uma glicemia alta — superior a 200 mg/dL pode apresentar:
Quando a concentração de glicose plasmática (glicemia) diminui, seja por consequência de dieta ou jejum prolongado, o fígado passa a processar o glicogênio, liberando glicose no sangue que mantém a glicemia por cerca de 8h, garantindo ao cérebro nutrição para o desempenho de todas as suas atividades.
Glicemia
O principal papel do hormônio insulina é transportar esse açúcar para dentro das células e lá ocorrer à transformação dele em ATP (energia), sendo assim esta deficiência ou não produção da insulina, faz com que o açúcar permaneça no sangue, ocasionando o cansaço físico, relativamente à sensação de está sempre com sono.
A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico:
Sintomas de urina e sede intensas, perda de peso apesar de ingestão alimentar, com glicemia fora do jejum maior que 200mg/dl. Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dl em pelo menos duas amostras em dias diferentes. Glicemia maior que 200 mg/dl duas horas após ingestão de 75g de glicose.
Os principais sintomas da diabetes costumam ser sede e fome intensas, urina em excesso e perda grande de peso, e podem se manifestar em qualquer idade.
O diagnóstico do DM1 é realizado através da dosagem sanguínea da glicemia ou da hemoglobina glicosilada. São necessários dois exames de sangue, colhidos em dias diferentes, com pelo menos um dos três critérios listados abaixo: Glicemia em jejum acima de 126 mg/dl. Glicemia em qualquer momento do dia acima de 200 mg/dl.