Stakeholder é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “partes interessadas”. Eles são indivíduos, organizações, grupos ou entidades cujos interesses são afetados pelo sucesso de um negócio ou projeto.
A Teoria dos Stakeholders defende que uma empresa deve saber quem são todos os agentes que, direta ou indiretamente, têm ligações com ela. Além de conhecê-los, é preciso monitorá-los.
Uma gestão eficiente de stakeholders, diante deste contexto, é capaz de estabelecer uma relação de diálogo positiva com estes grupos, evitando assim possíveis consequências negativas que podem dificultar o prosseguimento do trabalho.
Em uma organização, as partes interessadas são o conselho de administração, gestão de empresas, funcionários, acionistas, fornecedores, clientes e os municípios em que a empresa atua, onde estão ativamente envolvidas no projeto ou há algum interesse afetando positivamente ou negativamente a execução do projeto.
Como se comunicar melhor com stakeholders externos?
Embora cada projeto seja único e possua suas próprias partes interessadas, elas normalmente incluem:
O que são as partes interessadas em um projeto? Tratam-se de todos os indivíduos e organizações que podem afetar ou serem afetados por um processo, atividade ou etapa de um projeto. Também chamadas de stakeholders, as partes interessadas podem ou não estar diretamente ligadas na execução dos projetos.
Os stakeholders fazem parte da base da gestão de comunicação e são importantes para o planejamento e execução de um projeto. É sabido que um projeto envolve diversos interesses....Stakeholders externos
A fase de planejamento é quando os planos do projeto são documentados, os resultados e requisitos do projeto são definidos e o cronograma do projeto é criado. Isso envolve a criação de um conjunto de planos para ajudar a orientar sua equipe através das fases de implementação e encerramento do projeto.