Então confira algumas técnicas!
Principais exercícios da ginástica laboral Para realizar esse exercício, o funcionário deve afastar os pés, deixá-los paralelos aos ombros. Em seguida, dobrar levemente os joelhos e colocar o braço à frente. Depois, colocar a mão esquerda em frente à direita e fazer uma pressão, alongando os músculos do antebraço.
A Ginástica Laboral é dividida em quatro diferentes tipos, um para cada momento do dia: Ginástica Laboral Preparatória. Ginástica Laboral Compensatória. Ginástica Laboral de Relaxamento.
A prática de Ginástica Laboral combate e previne as L.E.R. /D.O.R.T. Ela é uma arma contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade. Também melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e postura.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
Ginástica laboral de relaxamento Para alcançar esse objetivo podem ser feitos exercícios de massagem, meditação e respiração. A ginástica laboral de relaxamento tem o poder de reduzir o estresse, ajudando favoravelmente os relacionamentos e amenizando até mesmo os desentendimentos de trabalho e familiares.
O que é ginástica laboral? A ginástica laboral é uma das medidas adotadas pelas empresas para auxiliar no combate à má postura corporal e ao cansaço, que tem como principal causa os esforços excessivos ou repetitivos na rotina de trabalho.
Entre os diversos benefícios da Ginástica Laboral, destacam-se: melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.
Há pelo menos dois tipos de ginástica laboral: a preparatória e a compensatória. Ginástica preparatória: com uma duração entre 5 e 10 minutos, é feita nas primeiras horas do dia de trabalho ou antes de começar. Consiste em aquecimento e/ou alongamento. Ginástica compensatória: é feita durante o dia de trabalho.
Os objetivos da ginástica laboral, além de aumentar a motivação dos profissionais em se movimentar mais durante a sua rotina, também são diminuir os índices de afastamentos médicos causados por LER (lesão do esforço repetitivo), aumentar a qualidade de vida e também o bem-estar das pessoas que dedicam parte de sua vida ...
Foram utilizados quatro tipos diferentes de aquecimento: específico, orgânico, alongamento estático e sem aquecimento. A força máxima foi medida utilizando-se dois exercícios em aparelhos de musculação: supino reto e leg press 45º.
No treinamento de força, os tipos de aquecimento comumente empregados são o aquecimento geral, aquecimento específico e o alongamento (estático e dinâmico) com isso o presente estudo tem como objetivo através de uma revisão da literatura, demonstrar os diversos tipos de aquecimento e quais tem maior eficiência para o ...
Aquecimento antes do treino
A caminhada e a corrida podem ser praticadas na esteira ou em pistas abertas. O importante é manter um ritmo suave para estimular o sistema cardiorrespiratório sem levar ao cansaço. Lembre-se de manter uma boa postura e usar calçados adequados ao seu tipo de pisada. 10 a 15 minutos são suficientes para aquecer.
Dança de Salão: atividade de baixo impacto que faz bem para o corpo e para a mente. Golf: exercício que envolve o movimento específico do esporte e bastante caminhada leve. Escalada:atividade de bastante esforço, mas com menos impacto para as estruturas de membros inferiores.
As atividades classificadas como sendo de alto impacto são aquelas em que há saltos e o peso corporal se multiplica na aterrissagem. Entre elas estão a ginástica olímpica, basquete, vôlei, corrida. Já as de baixo impacto causam pouco estresse biomecânico ao corpo.
A técnica da ginástica aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto da ginástica e das técnicas agressivas. Nesse caso os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.
Os exercícios de alto grau de impacto são aqueles onde há saltos, pois o peso corporal se multiplica várias vezes na aterrisagem ao solo, como vôlei, ginástica olímpica, basquete e algumas atividades de academia. A seguir vêm os esportes com corridas em alta velocidade e de longa duração, como atletismo e futebol.
A técnica da ginástica aeróbica de baixo impacto é conhecida por ser uma técnica feita a partir da ginástica aeróbica para que as pessoas evitem lesões, devido o grande impacto da ginástica e das técnicas agressivas. Nesse caso os exercícios físicos são feitos sem nenhum tipo de salto sobre os pés.
Os 7 Passos Básicos da GAE são: Marcha Jogging (Corrida) Chutinho Chute Alto Polichinelo Elevações de Joelho Lunge (A Fundo) Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade são: Força Dinâmica: Ex. Flexões de Braços, Cortadas, Círculos de Pernas. Força Estática: Ex. Esquadros, Pranchas.
Os critérios de Arbitragem da GAE são: 1- QUALIDADE ARTÍSTICA: avalia a composição da coreografia, o equilíbrio, a variedade, a colocação no espaço e a integração dos movimentos com a música, assim como a adequação da coreografia ao competidor. 2- EXECUÇÃO: avalia a perfeição de todos os movimentos da coreografia.