O primeiro supermercado brasileiro foi inaugurado em São Paulo e levava o nome de “Tecelagem Paraíba”.
O Varejo de Autosserviço O modelo de autosserviço chegou ao Brasil nos anos 1950, duas décadas depois dos Estados Unidos, onde o sistema se popularizou durante a depressão econômica em 1929. Esta fase já se aproximava mais com o que é visto hoje nas lojas físicas, porém, sem o uso das tecnologias.
As compras de alimentos como feijão, farinha e milho eram feitas, a granel, em quitandas, feiras, empórios e uma infinidade de armazéns de secos e molhados que existiam espalhados pela cidade. Os fregueses entravam nessas chamadas 'vendinhas' e escolhiam o produto que ficava exposto em sacos abertos.
O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas.
Instalado em Long Island, New York, o King Kullen, aberto em 1930, apresentou características que prevalecem até hoje. O advento do conceito supermercado reduziu drasticamente os preços e as margens de ganho sobre as mercadorias com o conseqüente aprovação dos consumidores.
Mercado é a soma de todos os compradores e vendedores fazendo transações pelos mesmos produtos/serviços. Mercado é o espaço de compra de vários produtos. Conforme vimos nesse módulo, mercado é o local onde compradores e vendedores realizam a troca de bens e serviços, não sendo conceituado apenas como espaço de vendas.