A Guerra do Contestado foi um conflito armado que aconteceu entre 1912 a 1916 nos estados de Santa Catarina e Paraná.
O arraial de Canudos era formado por moradores que fugiam da extrema miséria em que viviam do sertão nordestino. Em pouco tempo, o lugar reuniu 25.
O objetivo da Guerra de Canudos era acabar com o arraial liderado pelo beato Antônio Conselheiro, considerado um centro de resistência dos adeptos da monarquia contra a nascente República. ... O principal responsável por essa situação, segundo o Estado e os latifundiários, era o líder Antônio Conselheiro.
A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. Foi uma das maiores guerras civis da História do Brasil. Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.
A primeira surgiu no século XVIII às margens do rio Vaza-Barris, a 12 km da localidade atual. Era uma pequena aldeia nos arredores da Fazenda Canudos. Com a chegada de Antônio Conselheiro e seus seguidores, em 1893, o lugar foi rebatizado como Belo Monte, e passou a crescer vertiginosamente.
A Guerra de Canudos foi uma Guerra Civil, que aconteceu entre os dias 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897, no Sertão da Bahia, mais precisamente no povoado do Arraial de Canudos.