EQST

Quais Fatores Levaram A Expanso Martima Europeia Dos Sculos XV E XVI?

Quais fatores levaram a expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI?

A Europa foi capaz de se expandir pelos mares nos séculos XV e XVI pois havia acumulado, durante séculos, capital por meio do comércio efetuado no Mar Mediterrâneo, além de acumular experiência com as escolas de navegação e já contar com alguns Estados unificados, como Portugal e Espanha.

Quais são as consequências da expansão marítima europeia?

As principais consequências das expansões marítimas do século XV e XVI foram: formação das colônias europeias no ultramar, principalmente na América; crescimento do comércio internacional de produtos tropicais; extermínio de milhões de indígenas por guerras, doenças e migração forçada; criação do mais sólido mercado ...

O que foi a expansão comercial?

A Revolução Comercial foi um período de grande expansão econômica da Europa, movido pelo colonialismo e mercantilismo, que durou aproximadamente do século XII ao século XVIII. Este desenvolvimento comercial resultou em transformações profundas na economia europeia.

O que foi a expansão marítima e comercial?

A descoberta de novos continentes e o surgimento deste mercado mundial é que denominamos de expansão marítima e comercial europeia. Esta expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI representou um dos aspectos básicos da transição do feudalismo para o capitalismo nascente.

Como ocorreu a expansão do comércio?

A expansão do Comércio aconteceu com o advento da modernidade e posteriormente com a Revolução Industrial, sendo que na modernidade ele deu-se por causa do mercantilismo e o comércio internacional das especiarias e produções das colônias.

O que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial?

Resposta: Podemos apontar que o que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial começa com o esgotamento do sistema feudal, sendo que Portugal e Espanha desde a idade média já haviam iniciado uma sutil comercialização, vindo a enriquecerem com isso.

Por que os europeus necessitavam de uma nova rota comercial?

Foram motivos que levaram os europeus a buscar novas rotas para o Oriente a necessidade de superar o monopólio mercantil dos povos árabes, a necessidade de expansão econômica e territorial dos países da Península Ibérica e a ameaça que alguns países representavam para outros no continente.

O que possibilitou a expansão do mercado consumidor Brainly?

3 - O mercado consumidor foi expandido por uma série de fatores: fim da escravidão, início da industrialização brasileira e até mesmo as guerras mundiais que indiretamente beneficiavam a nossa indústria nacional.

Como é formada a OMC?

Origem da OMC A ideia de uma instituição que regulasse o comércio mundial surgiu em 1948 com a criação do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT, em sua sigla em inglês), que reunia 23 países, incluindo o Brasil.

O que foi a Revolução Comercial e qual foi a relação desse processo com a expansão marítima iniciada pelos europeus no século XV?

A expansão marítima foi uma consequência da expansão do comercio, com a necessidade cada vez maior dos europeus conseguirem novos caminhos para buscarem especiarias que vinham do oriente, por isso, eles se lançaram ao mar para conseguir novos meios de adquirir especiarias.

O que os reis fizeram para intensificar as relações comerciais do século XV?

Resposta. Resposta: bom o papel dos reis eram governar a cidade e modificar e colocar regras,tbm ajudar as pessoas que precisavam.

O que é esse período pode nos trazer em termos de revolução comercial?

A Revolução Comercial representa um grande período de transformações ocorridas na Europa entre o século XVI e XVIII. ... Toda a nova realidade que a Europa passou a viver a partir do século XV gerou grandes alterações nas relações econômicas. A moeda entra em cena, assumindo a posição de elemento fundamental da economia.

Como se processa o desenvolvimento comercial europeu?

A Revolução Comercial foi um período de grande expansão econômica da Europa, movido pelo colonialismo e mercantilismo, que durou aproximadamente do século XII ao século XVIII. ... Seus principais fatores foram o metalismo, saldo positivo na balança comercial, colonialismo, industrialismo, protecionismo, dentre outros.

Por que os comerciantes europeus começaram a acumular riquezas a partir do século XV?

Atribui-se o renascimento do comércio ao crescimento populacional e ao aumento da produção agrícola, que proporcionou um excedente que pôde ser comercializado.

Quais foram as consequências do renascimento comercial e urbano?

Resposta. A grande consequência do Renascimento comercial e urbano foram foi o renascimento cultural, o crescimento das cidades, a formação das metrópoles e o surgimento dos primeiros estados modernos europeus, a exemplo de Portugal e Espanha.

Quais os principais características do mercantilismo?

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.