Macroambiente, onde se acham as variáveis de nível macro, tais como as econômicas, sociais, culturais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais e ecológicas.
A análise de microambiente e de macroambiente serve não apenas para promover as ações de marketing, mas também para que a empresa tenha amplo conhecimento na área em que atua.
O macro ambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem. - Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. ... Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
A ideia de separar a economia entre micro e macroambiente foi estabelecida pelo economista Philip Kotler em 1998. Ele acreditava que para analisar a estrutura de mercado é necessário olhar para esses dois ambientes e as forças que influenciam elas.
Portanto, a diferença entre microambiente e o macroambiente empresarial é que no primeiro fazem parte à empresa e o mercado. ... Ao passo que, no macroambiente empresarial todas às variáveis são incontroláveis, uma vez que as empresas e os mercados não têm controle sobre as ações que ocorrem nesses ambientes.
O Macroambiente de Marketing de uma empresa consiste no conjunto dos agentes e das forças exteriores ao Marketing que afetam a habilidade da administração de Marketing de desenvolver e manter relações bem sucedidas com os consumidores-alvo. O ambiente de Marketing oferece oportunidades e ameaças.
O ambiente competitivo existe num contexto global, porque já não se resume às empresas que nos rodeiam, mas sim a todo o mundo. Sendo assim as novas tecnologias, mais precisamente aquelas relacionadas com as “redes”, permitem melhor organização e comunicação entre as unidades de negócio e o mercado.
Segundo Hitt, Ireland, Hoskisson (2008), o ambiente geral é constituído dos elementos de alcance mais amplo na sociedade que influenciam o setor e as empresas correlatas. São agrupados em seis segmentos ambientais: demográfico, econômico, político-legal, sociocultural, tecnológico e global.
Dill (1958) conceituou o ambiente operacional de uma organização como o conjunto de componentes externos de natureza concreta com os quais a empresa interage diretamente a partir de transações de entrada e saída, como: clientes, fornecedores, competidores e agências reguladoras.
Três elementos fundamentais: Controles, validação e arquivamento.
Conceitos Relacionados ao Meio Ambiente Seres Abióticos: São os fatores físico-químicos presentes num ecossistema, como a água, os nutrientes, a umidade, o solo, os raios solares, ar, gases, temperatura, etc.
Meio ambiente: o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). ... Assim, podemos concluir, de forma simplificada, que meio ambiente é uma expressão que se refere à relação entre os seres vivos e os não vivos.
Já a litosfera faz parte da divisão que categoriza o planeta em litosfera (crosta), astenosfera (manto superior), mesosfera (manto inferior e núcleo externo) e endosfera (núcleo interno).
Preservação ambiental é a proteção da natureza, sem considerar a questão econômica ou de uso. A ideia da preservação é proteger o meio ambiente das ações do homem.