A maior fonte de perigos para qualquer PC é a fonte de alimentação. Ela é a responsável por converter os 110 ou 220 volts da rede elétrica para os 12V, 5V e 3.
Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.
Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.
Três formas de ver especificações do PC no Windows 10
Se entrar em curto é isso mesmo: Partida intempestiva. Use o multímetro e verifique se os demais COM(terra) também estão em curto com o próprio fio verde e com as demais linhas de voltagens; e eles entre si.
Uma delas é abrindo o gabinete de seu computador e olhando diretamente para a placa. Nela, você poderá encontrar ou não uma inscrição, ao lado dos slots de expansão, que diz: PCI-E x16. Isso já mostra que a sua placa-mãe é compatível com praticamente qualquer placa de vídeo.
Possui cabo de energia da placa mãe separado em 2 partes, nele você deve juntar as duas pontas pretas e liga-las a placa mãe. Possui cabos de energia para serem ligados os Leds. É mais usada em computadores mais antigos por atingirem voltagens menores.
No formato ATX, a placa-mãe é instalada no lado direito do gabinete enquanto no formato BTX, ela se encontra no lado esquerdo. Os chipsets e os slots foram reorganizados com o objetivo de otimizar a dissipação do calor gerado pelos dispositivos que estão usando clocks mais altos e, consequentemente, gerando mais calor.
FONTE AT e ATX. Suas principais características são : Um computador com fonte AT vem com dois conectores para alimentar a placa-mãe, chamados de P8 e P9. ... Normalmente, fonte AT utiliza placa-mãe OFF-BOARD.
Veja, a seguir, alguns dos motivos: Um dos motivos é que os dois conectores da fonte AT (P8 e P9), se colocados de forma invertida na placa-mãe, podem queimar a placa e outros componentes internos do micro. O conector para placa- mãe ATX não tem como ser colocado de forma invertida, existindo uma única posição.
Na fonte tem o fio verde ou cinza. A cor varia e acordo com o fabricante. Para ligar a fonte sem mobo coloque os fios verde ou cinza em curto com o preto. Mas se quer testar as saidas ligue a fonte com ou sem mobo e teste as saidas com um multimetro.
Pegue um clipe de papel e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel.
Desconecte todos os cabos da fonte de alimentação antiga. A fonte deverá estar ligada na placa mãe (dois cabos, um com 20 fios e outro com 4 fios), no drive de DVD e no disco rígido. Em alguns casos, a fonte também estará ligada a um drive de disquete e uma placa de vídeo.
Abra o Explorador de Arquivos; Acesse a pasta em que salvou o arquivo de fonte; Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo de fonte e depois em “Instalar”, ou “Instalar para todos os usuários”. O Windows irá executar a instalação da fonte.
Conecte a fonte à placa-mãe. A conexão será feira através do cabo de força principal, que sai da fonte. Ele é facilmente identificado, pois possui um conector que se difere de todos os outros (é o maior e mais largo). Encaixe-o na entrada correspondente da placa-mãe e faça o mesmo com o cabo de foça secundário.
Pequenos cabos brancos de 4 pinos são conectados aos ventiladores do sistema e às unidades de disquete. Conecte os cabos de energia mais longos (aqueles que têm duas linhas de 10 ou 12 pinos) ao conector de energia da mãe. Conecte o cabo ATX de 4 pinos ao conector de alimentação da CPU na placa-mãe.
Você deve ter um cabo VGA ou DVI para o monitor, um cabo de 3,5 mm para os alto-falantes, um cabo PS/2 ou USB para o teclado e para o mouse e um cabo de energia. O próximo passo é conectar tudo a um cabo de extensão e conectá-lo a uma tomada. Finalmente, ligue o computador. Está tudo pronto!
Depois de identificar os conectores de vídeo e tiver um cabo de vídeo compatível, conecte o computador ao monitor ou projetor.