A cultura da Grécia evoluiu ao longo de milhares de anos e é amplamente considerada o berço da cultura ocidental moderna. Isso ocorre porque os sistemas e procedimentos políticos, como a democracia, o julgamento por júri e a igualdade legal, tiveram origem ali.
Em verdade, podemos dizer que os gregos obtiveram desenvolvimento bastante eficiente nas mais variadas formas de arte, caracterizada por valores humanistas e voltadas para suas crenças, desejos e paixões, buscando ordem e harmonia.
Ao grande Heródoto de Halicarnasso coube a alcunha de “Pai da História” quando se dedicou a relatar os acontecimentos das Guerras Médicas, conflito entre gregos e persas pelo domínio de áreas comerciais do Mar Egeu.
Resumindo, se você mora no Ocidente, é mais parecido com um grego antigo do que pode imaginar. Este artigo espera destacar algumas das muitas contribuições totalmente gregas que experimentamos e das quais nos beneficiamos todos os dias.
© Copyright pt.fusedlearning.com, 2023 Dezembro | Sobre o site | Contatos | Política de Privacidade.
Escultores buscavam retratar o corpo humano a perfeição, característica que mais tarde será resgatada pelos renascentistas. A música, a pintura e a literatura legaram valores igualmente humanos e harmoniosos, sempre embasadas em equilíbrio. Seu conhecimento arquitetônico foi impar e podem ainda hoje ser visto de perto a partir das ruínas de seus grandes templos, erigidos em homenagem aos seus Deuses.
Nomes como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaximandro, Pitágoras, Filolau, Xenófanes, Parmênides, Zenão, Leucipo, Demócrito, entre outros, tornaram-se bastante famosos e são classificados em escolas filosóficas específicas, a exemplo: Escola Jônica, Pitagórica, Eleata e Atomista.
O forte espírito crítico grego os levou a questionar absolutamente tudo, desde a transformação do caos em cosmo até a conduta humana dentro da sociedade. Suas correntes filosóficas e personalidades influenciam até os dias atuais as concepções filosóficas em geral.
Autores como Xenofonte, soldado e discípulo de Sócrates e Tucídides, general das hostes atenienses, por sua vez relataram o que presenciaram durante a Guerra do Peloponeso. Tucídides, por sua conta, buscou imprimir imparcialidade, confrontando informações e cruzando dados distintos em seus escritos e ainda hoje é considerado um clássico entre os historiadores mais antigos.
Este post mostra a influência cultural da Grécia Antiga: conceitos como democracia, filosofia, teatro e artes em geral, arquitetura, e as olimpíadas, por exemplo, receberam contribuições significativas desta importante civilização. Vamos Lá?
É preciso que levemos em conta que muitos habitantes das cidades gregas não eram considerados cidadãos, ao contrário de hoje em dia. Todavia, se a democracia ateniense não era perfeita, atualmente, com uma diferença de pelo menos dois milênios de história, nós homens ainda não conseguimos encontrar formas de garantir representatividade para todos os cidadãos e minorias. Entretanto, não fossem os gregos, quem sabe onde estaríamos hoje?
Entre os principais dramaturgos e obras figuram os nomes de Ésquilo (Prometeu Acorrentado), Sófocles (Édipo Rei), Eurípedes (As Troianas) e Aristófanes, considerado o maior autor do gênero comédia.
Ainda hoje suas colunas e ordens (Jônica, Dórica e Corintia) são admiradas e estudadas, além de refletirem as grandes transformações pelas quais sua sociedade passou ao longo de séculos de história. Sua mitologia é encontrada nas mais diversas obras, o que mostra a importância de seus valores religiosos para a sua cultura em si.
Ao contrário do mestre, deu maior importância ao mundo dos sentidos e a partir de seu conhecimento podemos conceber o método científico baseado no empirismo (doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo).
Todavia, Platão possuía um entendimento de mundo próprio e dividia o conhecimento em duas áreas distintas, o mundo das ideias e o mundo dos sentidos, dando ênfase e importância muito maior ao mundo das ideias, uma vez que segundo seus argumentos o mundo dos sentidos tende a nos enganar.
A Grécia Antiga exerceu uma enorme influência na história do Ocidente. Além de suas contribuições no campo da política, ciência, arte e filosofia, muitas invenções gregas continuam sendo utilizadas atualmente.
Seu método baseava-se no diálogo constante com os indivíduos, buscando mostrar o quanto somos ignorantes a respeito dos mais variados temas a partir de nossas próprias contradições. Foi condenado a morte por ingestão de cicuta por perverter a juventude ateniense.
A herança cultural deixada pelos gregos fora riquíssima e influenciara toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de pinturas, escultura e arquitetura, são tidas como clássicas, por seu equilíbrio e harmonia.
As histórias dos deuses serviam para embasar determinadas situações na vida grega, como a soberania dos reis, por exemplo. Também, para explicar as causas de fenômenos naturais ou mesmo o surgimento das coisas e do universo.
Resposta. Na mitologia grega, os heróis (semi-deuses) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais.
Explicação: era fundamental, na pólis grega, os espaços para os cultos aos deuses, consultas a oráculos, bem como para espetáculos como o teatro, entre outras atividades. A religião tinha um papel vital na estrutura das cidades-estados.