Doenças transmitidas pelas lesmas A principal doença transmitida pelas lesmas vem dos ratos e elas fazem o papel de disseminar este vírus. A angiostrongilose pode ter formas físicas e neurológicas. Podendo causar dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca.
As lesmas costumam deixar pelo caminho que percorrem uma espécie de meleca chamada corretamente de muco. A principal função desse líquido é facilitar a movimentação do bicho sem que se machuque, já que sempre está sobre alguma superfície, seja solo, parede ou chão, por exemplo.
Para eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.
Tanto a cerveja quanto o leite atraem lesmas e caracóis, os quais deverão ser recolhidos e destruídos manualmente ou em água fervente. Também poderão ser colocados restos de hortaliças (talos, folhas etc.) como atrativos, sobre jornais ou lona plástica.
Estes moluscos que pertencem à Família Veronicellidae caracterizam-se por apresentar corpo mole e mucoso, sem segmentação visível ou apêndices articulados. Existem atualmente nas Américas 37 espécies de lesmas identificadas e muitas outras que necessitam de estudos mais detalhados para serem classificadas.
A principal diferença entre a lesma e os outros dois é que ela não tem uma concha externa – ou tem uma concha muito pequena. ... Para se mover, lesmas e caracóis contam com a ajuda de uma espéciede muco, secretado por uma glândula localizada na barriga.
A espécie também é considerada um problema de saúde pública, devido à potencialidade de ser hospedeira de nematóides causadores da angiostrongilíase humana (TELES & FONTES 2002). A dispersão passiva, intencional ou acidental, é o principal meio de disseminação do caramujo.
Caracol