A cana-do-brejo, também conhecida como cana-de-macaco, é uma planta medicinal da espécie Costus spicatus, rica em flavonoides, heterosídeos, taninos e ácido oxálico, com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, nefroprotetoras e tônicas, sendo por isso indicada para auxiliar no tratamento de pedras nos rins, infecção urinária ou alterações menstruais, por exemplo.
O chá da cana de macaco é contraindicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Assim como todos os chás naturais, este deve ser consumido com cautela, pois o uso prolongado do chá de cana de macaco pode provocar o surgimento de urólitos. Deve-se evitar fazer o chá muito concentrado.
A cana-do-brejo, também conhecida como cana-de-macaco, é uma planta medicinal da espécie Costus spicatus, rica em flavonóides, heterosídeos, taninos e ácido oxálico, com propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, nefroprotetoras e tônicas, sendo por isso indicada para auxiliar no tratamento de pedras nos rins, infecção urinária ou alterações menstruais, por exemplo.
A cana-de-macaco é uma planta medicinal também conhecida pelo nome de canarana, cana do brejo e cana-roxa. Ela é ótima para tratar problemas relacionados ao ciclo menstrual e à saúde dos rins, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Ainda, ela faz parte da família Zingiberaceae, a mesma que a cúrcuma (açafrão-da-terra).
Também conhecida como canarana, cana roxa ou cana do brejo, a cana de macaco é uma planta que possui um forte efeito medicinal. Seu nome cientifico, no entanto, é Costus spicatus. Trata-se de uma planta de coloração verde clara, cujas folhas têm um formato em espiral com bainhas largas fixadas no caule. A planta produz flores de coloração variadas.
Seu extrato apresenta potencial para auxiliar no tratamento da obesidade, do colesterol elevado e do excesso de gordura no sangue, uma vez que inibe a atividade da enzima lipase pancreática, responsável pela quebra de gorduras para que sejam absorvidas pelo organismo. (5)
A ação diurética da cana de macaco auxilia o trabalho dos rins e ajuda a tratar problemas renais como a nefrite. Acredita-se que a erva é muito útil na limpeza e desobstrução das as vias urinárias.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Graças a sua ação adstringente, antimicrobiana e antibactericida, o chá da cana-de-macaco apresenta resultados positivos na cura de afecções sifilíticas, leucorreia crônica, gonorreia e blenorragia. (4)
As conhecidas doenças sexualmente transmissíveis como Gonorreia, Leucorreia, câncer e outras DSTS também podem ser tratadas com o chá de cana de macaco. As suas propriedades depurativas, emolientes e adstringente ajudam na eliminação dos agentes infecciosos.
A cana de macaco é originária da América do Sul e Caribe, e pode ser encontrada em regiões brejeiras e florestas costeiras úmidas. É possível encontrarmos uma vasta plantação de cana de macaco na região amazônica e zonas de mata atlântica.
Os populares de antigamente utilizam compressas feitas com as partes aéreas da cana do macaco, afirma-se que era um excelente remédio para inchaços, cólicas menstruais e contrações.
Se você tiver dificuldades de encontrar as folhas de mamão direto do pé, você pode facilmente encontrá-las secas em casas de produtos naturais ou mesmo em lojas de vendas online.
O consumo da cana de macaco pode melhorar o sistema metabólico fazendo com que o corpo tenha mais facilidade de perder peso. Seus efeitos diuréticos e sudoríficos podem contribuir para o emagrecimento.
No que diz respeito ao ciclo menstrual, a cana-roxa ajuda principalmente no combate das cólicas. Ainda, favorece o humor e pode aliviar a TPM e as dores de cabeça comuns desse período. Ajuda também a regular o ciclo.
Além disso, devido suas propriedades adstringente, antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória, nefroprotetora, depurativa, diurética, emoliente, sudorífera e tônica, a cana-do-brejo também pode ajudar a promover o fortalecimento da imunidade e pode ser usada para tratar dores musculares, contusões e ajudar no processo de emagrecimento.
Cana de Macaco é uma planta medicinal, também conhecida como canarana, cana-roxa ou cana do brejo, utilizada para tratar problemas menstruais ou nos rins. O seu nome cientifico é Costus spicatus e pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
A planta pode ser usada de várias formas. Não há uma receita específica, com quantidades exatas da planta a ser usada. O importante é ter cuidado para não fazer um chá muito concentrado. Segue abaixo algumas maneiras de utilizar a cana de macaco:
Ferver a água e em seguida adicionar as folhas e as hastes de cana-do-brejo picadas. Deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber uma xícara do chá, de 3 a 4 vezes por dia, de acordo com a orientação do fitoterapeuta ou médico.
Se você gostou do nosso artigo sobre o chá de cana de macaco, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais. Ele pode ajudar muitas outras pessoas. Obrigado por estar conosco! Até o próximo post!
O consumo da cana-de-macaco para tratar doenças das vias urinárias, inflamações do órgãos do sistema urinário, cálculo renal, corrimento vaginal, diabetes e úlceras deve ser feito em forma de chá.
Os habitantes das regiões brejeiras utilizam a cana de macaco para cuidar de muitas doenças nas vias urinárias como a infecção, Cistite, dores ao urinar, inflamações na uretra, úlceras na mucosa da bexiga, entre outros distúrbios.
(1) BITENCOURT, Antônio Paulo Ribeiro; ALMEIDA, Sheylla Susan Moreira da Silva de. Estudo fitoquímico, toxicológico e microbiológico das folhas de Costus spicatus Jacq., Biota Amazônia, 2014. Acesso em: 09 de agosto de 2019.