Fortes emoções como a raiva, pode causar a dilatação da pupila e a contração dos olhos, fazendo com que ocorra pouca entrada de luz, dando a impressão olhos mais escuros. Em casos de susto ou extrema felicidade, em que os olhos ficam mais arregalados, as cores parecem ressaltar, dando a impressão de serem mais claras.
Olhos castanhos sempre foram considerados dominantes entre os genes, mas estudos recentes mostram que nem sempre isso é verdade. Uma pesquisa mostra que os olhos castanhos são na verdade azuis mas com melanina (olho azul com a camada marrom).
Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.
Características para olhos castanho claro ou cor mel Quando sobre más influências, se torna interesseira e extremamente ambiciosa podendo fazer qualquer coisa para alcançar seu objetivo. Já sobre boas influências são do tipo de pessoa que cuida de todos, tomam a frente e se responsabilizam.
O olho verde é uma das cores mais raras que existem. Somente 2% das pessoas no mundo tem olho verde, sendo 16% de ascendência celta e germânica. E por ser tão rara, diversos mitos cercam essa cor de olhos tão intrigante.
O Azul Ultramarino foi criado com a mineração da pedra lápis lazuli, nas pedreiras de Badakshan (atual Afeganistão) na Idade Média. Seu custoso transporte percorria montanhas e mares, o que configurou o pigmento incrivelmente mais caro que o ouro – e um ícone de status social na época.
Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa receba dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência da melanina. Os olhos verdes, por outro lado, são o resultado de um meio termo entre os genes: um castanho com uma quantidade bem menor de melanina. Por isso, tão raros.