— Existe um amadurecimento do eixo hormonal. É a fase de "desabrochar" para a vida e os hormônios sexuais aumentam — explica a dermatologista Fabiana Corio. A invasão de estrogênio e testosterona altera a fibra capilar e faz os cabelos ondularem, principalmente no caso dos meninos.
Cada cabelo dura, em média, sete anos. O seu aspeto muda conforme aquilo a que é exposto. Sete anos é o tempo médio de duração de um natural ciclo de crescimento capilar.
Isso tudo acontece porque os raios de sol queimam a melanina, que é a responsável pela tonalidade dos fios. Como o cabelo é composto de células "mortas", que não se regeneram após serem retiradas ou cortadas, os fios ficam permanentemente com a cor mais clara.
O geneticista Aaron Shafter da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, afirma que o cabelo fica mais claro graças a destruição da melanina, que ocorre quando os fios ficam expostos à luz ultravioleta por muito tempo. Os fios são incapazes de repor a melanina destruída.
Fator igualmente responsável são algumas doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico (vitamina B9), e vitamina B12, que levam à despigmentação precoce dos fios, bem como, a baixa ingestão de minerais: zinco, cobre, manganês etc.
Ferva um pouco de água e, quando estiver em ponto de ebulição, adicione o gengibre ralado. Ferva por cerca de 15 minutos e, quando esfriar, aplique a pasta no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos. O ideal é repetir pelo menos três vezes por semana.
A grande responsável pela cor dos cabelos é a melanina. Trata-se de um pigmento biológico que produzimos dentro da raiz dos cabelos, no bulbo piloso. Lá se encontram melanócitos, que são células que sintetizam os pigmentos de melanina e os colocam dentro de outras células, os queratinócitos, que formam os cabelos.
Um tipo de célula, chamada de melanócitos, é responsável pela produção de melanina dentro do bulbo do cabelo. ... A combinação da eumelanina e feomelanina criam a cor natural do cabelo e a concentração determina a profundidade.
Uma alimentação rica em vitaminas do complexo B (verduras de folhas escuras, cereais e ovos) e cobre (frutos do mar) é essencial para manter a cor natural dos cabelos. O couro cabeludo precisa das vitaminas B6 e B12 para produzir glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes.
O Greyverse é uma loção com peptídeos que ajuda a pigmentar novamente os fios que já estão brancos. Basta o uso diário massageando o couro cabeludo por poucos minutos, em uso contínuo. Atua em diferentes causas do envelhecimento dos fios e apresenta solução para interromper, evitar e até reverter o cabelo branco.
Formas de retardar os fios brancos Evitar o uso de cigarro, pois fumar acelera o processo de envelhecimento; Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, como salmão, frango, peru, leite, queijo, ovos, ostra e fígado porque melhoram a irrigação do bulbo capilar. Veja mais alimentos ricos em vitamina B12.
“Em cada folículo piloso há células que se chamam melanócitos. Esses melanócitos produzem melanina, pigmento responsável pela cor dos cabelos (assim como na pele). ... Quando o melanócito deixa de funcionar totalmente e para de produzir melanina, o fio passa a crescer totalmente branco (sem nenhum pigmento).
Pelos brancos não sofrem mudanças em sua estrutura ao perderem a cor, não são mais fracos e propensos à queda. Nascem até mais grossos, fortes e rebeldes. Isso porque a melanina, que lhes dava cor, é substituída por bolhas de ar.
O cabelo branco em jovens pode ocorrer por motivos que vão além da genética. De acordo com especialistas da SBD, fatores externos como estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua e desprotegida à radiação solar também podem causar o problema.
Cabelos brancos crescem mais rápido Existem pesquisas que indicam que o tamanho do cabelo branco cresce mais rápido quando seu pigmento é mantido. Entretanto, outros estudos informam que o crescimento é igual ou menor em outras etapas da vida.
A caspa, ou dermatite seborreica, é uma velha conhecida quando se fala em coceira no couro cabeludo. Ela é a descamação aumentada do couro cabeludo, que faz com que os "floquinhos" brancos apareçam. A caspa é causada por diversos fatores e está muito relacionada a um aumento da oleosidade na região.
Sobre a crença de que arrancar um fio branco faz com que nasçam mais, a médica diz tratar-se de um mito. Segundo ela, se o cabelo branco for continuamente arrancado, o que pode acontecer é ele não nascer nunca mais.
Eles são provocados pelo envelhecimento das células responsáveis pela pigmentação do cabelo. ... Quando você arranca um fio branco, significa que as células de pigmentação desse fio estão mortas, e outro branco vai nascer no lugar dele. Entretanto, o processo de clareamento é gradual.