Qual a diferença de Atenas e Esparta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A política dessas duas cidades talvez tenha sido a maior diferença entre elas. Atenas estabeleceu uma série de reformas que deram origem ao seu governo, de caráter democrático (mesmo que apenas 20% dos atenienses participassem dessa “democracia”). Em Esparta, o domínio da Aristocracia total prevalecia.
Quem venceu a Guerra entre Esparta e Atenas?
Resumo sobre a Guerra do Peloponeso Esparta venceu Atenas, mas não teve forças para manter seu domínio sobre a Grécia Antiga e acabou derrotada pelos macedônicos. Helenismo: cultura grega expandiu-se para outros povos e misturou-se com outras culturas.
Porque Esparta era diferente de Atenas?
Esparta, por sua vez, esteve localizada na região da Lacônia e sem contato direto com o Mar Mediterrâneo. Por isso seu desenvolvimento foi bastante diferente de Atenas: o comércio não foi atividade principal. As suas terras eram férteis e propícias ao cultivo de cereais e à pastagem e à criação de animais.
Quais as principais características de Esparta e Atenas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
O que levou Esparta e outras cidades a declararem guerra contra Atenas entre 431 AC e 404 AC?
A Guerra do Peloponeso foi resultado direto da disputa de interesses entre Atenas e Corinto, cidade aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa disputa e as reclamações de Corinto forçaram Esparta a declarar guerra aos atenienses porque os espartanos não podiam perder sua aliança com Corinto.
Quais as características da cidade de Esparta?
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.
Qual a diferença entre a educação de Esparta e Atenas?
A principal diferença entre o modelo de educação ateniense e o espartano era que a educação ateniense era voltada para o exercício da democracia e a espartana para o modelo aristocrático.
O que a sociedade espartana tinha de diferente das outras polis gregas?
A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. Por isso, havia intensivo treinamento físico dos jovens, a fim de prepará-los para as guerras.
Qual as principais características de Atenas?
Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Mais equilibrados, os atenienses conciliavam o desenvolvimento físico e mental durante a educação de seus cidadãos, a qual era um privilégio das famílias mais abastadas.
Quais as principais características da cidade de Esparta?
As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis.
Como foi o fim dos espartanos?
Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a.
Como os espartanos foram derrotados?
Em terra, os espartanos alcançaram vários êxitos em batalhas importantes, mas foram incapazes de capitalizar sua vantagem, e a guerra se viu em um estado de equilíbrio. No mar, a frota espartana foi derrotada por uma frota persa, acontecimento que deu fim às tentativas de Esparta de vencer através do poder naval.
Que filósofo presenciou a decadência de sua cidade natal na Guerra do Peloponeso resultado de divergências e rivalidades entre Esparta e Atenas entre 431 e 404 AC que conferiu a vitória aos espartanos?
O filósofo Thomas Hobbes, de O Leviatã, traduziu A História da Guerra do Peloponeso para o inglês em 1628.
Quais foram as causas centrais da Guerra do Peloponeso 431 404 AC e que consequências esse conflito acarretou para o mundo grego *?
A rivalidade entre as duas grandes cidades gregas foi o pano de fundo desse conflito, mas os desentendimentos entre Atenas e Corinto, aliada de Esparta, foram o fator imediato que deu início a ele. Esse conflito estendeu-se de 431 a.C. a 404 a.C., contando com um breve período de trégua conhecido como Paz de Nícias.
Quais as principais características da sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Quais as principais características da vida em Esparta?
- Sociedade espartana era agrária, patriarcal, aristocrática, estamental ou estratificada (mobilidade social praticamente impossível), eugênico (não se admite defeitos físicos nos cidadãos); - Comércio era realizado pelos estrangeiros (não possuíam direitos políticos);
O que os espartanos valorizavam?
A principal característica da sociedade espartana era a exaltação dos valores militares. ... Em razão dessa forte ligação militar de Esparta, as mulheres espartanas eram vistas como importantes genitoras de indivíduos fortes, com saúde e destemidos para lutar nas guerras e garantir vitórias contra dos inimigos.
O que era a sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.