Quando a palavra é composta por um substantivo mais um adjetivo, como em obra-prima, altas-horas, alto-relevo, cachorro-quente, boia-fria, o hífen permanece. ... O sinal fica mantido em palavras compostas que ganham novo significado, como criado-mudo.
REFORMA ORTOGRÁFICA: Para-brisa perdeu o acento, mas não o hífen. O acento diferencial de "para-brisa" e "para-raios" caiu com a reforma ortográfica, mas o hífen permanece -- ao contrário do que ocorre com "paraquedas".
Criados-mudos é o plural de criado-mudo.
A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição. Agora, esses termos são interpretados como uma expressão.
"Com a reforma ortográfica, como fica o uso do hífen em relação aos dias da semana: escreve-se segunda-feira ou segundafeira, uma vez que não se usa mais o hífen quando o primeiro elemento termina com vogal, e o segundo começa com consoante, exceto h?"
No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.
A semana possui 7 dias, sendo eles: domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado. Esta questão está relacionada com os dias da semana. A semana engloba um período de tempo composto por sete dias.
A Organização Internacional para Padronização (ISO) estabeleceu, através da norma ISO 8601, um padrão que define o dia inicial de referência e a representação numérica dos dias da semana, sendo iniciada pela Segunda-feira (dia 1) e finalizando no Domingo (dia 7).
domingo
Nomes antigos
O primeiro dia da semana é a segunda-feira de acordo com a Organização Internacional de Padronização (ISO). No entanto, em muitas religiões como o islamismo, catolicismo e judaísmo, o domingo aparece como o primeiro dia da semana.
Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo. ... O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira.