Tomar bebidas alcoólicas ou bebidas carbonatadas:também por levarem à distensão do estômago, bebidas como cerveja, refrigerante e mesmo água com gás podem gerar soluço. Dar muita risada:neste caso, o estímulo anormal se dá devido ao excesso de deglutição de ar.
O soluço é um espasmo do diafragma e músculos do tórax, porém quando se torna constante pode indicar algum tipo de irritação dos nervos frênico e vago, que inervam o diafragma, devido a situações como refluxo, consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, assim como uma respiração acelerada por exemplo.
É normal e bem esperado que isso venha a ocorrer. Por mais que pareça estranho, os soluços são respostas fisiológicas do corpo do bebê. Vale lembrar que os pulmões do feto estão repletos de líquido, e não de ar.
É possível detectar os soluços através dos movimentos ritmados. São como saltinhos na barriga. Esses movimentos podem ser percebidos logo cedo pela mamãe porque o bebê soluça e praticamente pula dentro do ventre.
Olha só: Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.