A identificação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar é uma necessidade para que este desenvolva suas habilidades e usufrua com qualidade do seu potencial. Esta identificação se faz necessária tendo em vista os equívocos a cerca deste público alvo da educação especial.
Apesar da facilidade de aprendizado, os indivíduos superdotados podem apresentar dificuldades de relacionamento. Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades.
A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.
12.
É comum que pessoas com altas habilidades superdotação sejam considerados como gênios e com alto desempenho intelectual, e no caso de alunos ,são aqueles vistos como os melhores da classe, que aprendem tudo precocemente, que tem ótimo rendimento escolar ,e etc.
Aprenda 50 maneiras simples de deixar seu bebê ainda mais inteligente!...“Converse com o bebê, faça-o rir”
Conheça os sinais e características de crianças muito inteligentes, ou super dotadas:
Flavia Mariano - A BEBÊ MAIS INTELIGENTE DO MUNDO | Facebook.
Geralmente, cerca de 60% da população tem um QI entre 85 e 115.
Quanto maior seu cérebro, maior seu QI Os pesquisadores avaliaram variações cerebrais por meio de scanners responsáveis por setorizar cada parte do órgão responsável pela inteligência. De acordo com o estudo, o tamanho do cérebro influencia em 6,7% o QI.
O QI é medido em uma curva, ou seja, a média é de 100 pontos. Qualquer indivíduo que tenha um QI entre 80 e 120 é, portanto, considerado uma pessoa com uma inteligência padrão. Qualquer indivíduo que tenha um QI maior que 140 é considerado um gênio.
Estudos também sugerem que a inteligência tem um componente genético e pode, em parte, ser passada de pais para os filhos - mas não apenas isso. Há componentes exteriores que contribuem para a formação de indivíduos inteligentes.
Embora existam vários métodos diferentes para medir a inteligência, o método padrão e mais amplamente aceito é medindo o “quociente de inteligência” ou o QI de uma pessoa. Com base em uma série de testes que avaliam vários tipos de habilidades como matemática, espacial, verbal, lógica e memória.
Pesquisas comprovam que a inteligência pode aumentar ou diminuir dependendo do estilo de vida. ... Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI – a principal medida da inteligência – pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida.
Praticar esporte ajuda você a pensar melhor e mais rapidamente. Pesquisadores mostram que a prática de exercícios aeróbicos melhora o desempenho em atividades cognitivas.