As verrugas genitais, tecnicamente chamadas de condiloma acuminado ou, popularmente como "crista de galo", são lesões na pele produzidas pelo vírus HPV, que pode ser transmitido durante relações sexuais desprotegidas.
Um sinal importante das verrugas é a ausência de linhas de pele cruzando sua superfície e a presença de pontos negros pontiagudos (capilares trombosados) ou sangramento quando as verrugas são raspadas. O barbear costuma ser realizado sem anestesia.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV; 40% deles infectam o trato genital de homens e mulheres. Estudos já mostraram que mais da metade das pessoas sexualmente ativas, em algum momento da vida, entrou em contato com esse vírus. Os tipos variam muito. Alguns infectam primariamente a pele; outros têm preferência pelas mucosas da região genital e há aqueles associados ao desenvolvimento de tumores malignos no colo do útero, vagina, pênis e ânus. Os subtipos 6 e 11, considerados de baixo risco, costumam ser identificados em 90% dos diagnósticos de verrugas genitais.
2. Kost Y, Zhu TH, Blasiak RC: Clearance of recalcitrant warts in a pediatric patient following administration of the nine-valent human papillomavirus vaccine. Pediatr Dermatol 37(4):748–749, 2020. doi: 10.1111/pde.14150
Essas lesões não doem, mas podem espalhar-se rapidamente e virem acompanhadas de sangramento, ardência e muita coceira. Em geral, é a própria pessoa quem primeiro percebe a presença dos condilomas no corpo.
Não. A vacina previne contra os quatro tipos principais do vírus, dois relacionados ao surgimento de verrugas genitais e anais e outros dois muito associados ao maior risco de provocar câncer.
O tratamento das verrugas plantares é maceração vigorosa com AS a 40%, em filme, aplicado ao local por vários dias. A combinação de AS a 17% e 5-fluorouracil a 2,5% sob oclusão com fita por 8 a 12 horas também é eficaz. A verruga deve ser desbridada quando úmida e amolecida, depois destruída por congelamento ou com agentes cáusticos (p. ex., ácido tricloroacético a 30 a 70%).
A transmissão se dá predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), através da saliva, de auto-infecção e de infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados pelo HPV.
O condiloma acuminado é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo HPV (papilomavírus humano da família Papilloma viridae), que infecta pele e mucosas dos seres humanos e provoca o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais, ânus e região oral. De tamanho, número e forma variados, essas lesões tendem a agrupar-se e acabam formando um bloco grande com aspecto semelhante ao de uma couve-flor. Daí os nomes populares crista de galo, cavalo de crista, figueira, verrugas venéreas e verrugas genitais, pelos quais também é conhecido o condiloma acuminado, a mais comum das ISTs que acomete os humanos.
O tratamento das verrugas planas é difícil e geralmente têm duração maior do que para verrugas comuns, são recalcitrantes aos tratamentos e, em áreas esteticamente relevantes, tornando os métodos mais eficazes (destrutivos) menos desejáveis.
O tratamento das verrugas filiformes é remoção com bisturi, tesoura, curetagem ou nitrogênio líquido. Este último deve ser aplicado até se formar um halo branco de aproximadamente 2 mm ao redor da verruga. Ocorre dano à pele quando há degelo cutâneo, que geralmente leva de 10 a 20 segundos. Bolhas podem surgir 24 a 48 horas após a aplicação de nitrogênio líquido.
No entanto, não quer dizer que o fato de não se observarem verrugas, que não é possível passar o vírus, já que algumas podem ser muito pequeninas e difíceis de observar a olho nu.
When viewing this topic in a different language, you may notice some differences in the way the content is structured, but it still reflects the latest evidence-based guidance.
1. Haley CT, Mui UN, Vangipuram R, et al: Human oncoviruses: Mucocutaneous manifestation, pathogenesis, therapeutics, and prevention. Papillomaviruses and Merkel cell polyomavirus. J Am Acad Dermatol 81:1–21, 2019. doi: 10.1016/j.jaad.2018.09.062
1. Muse ME, Stiff KM, Glines KR, et al: A review of intralesional wart therapy. Dermatol Online J 26(3):13030/qt3md9z8gj, 2020.
Ácido salicílico (AS) é o agente tópico mais comumente utilizado. O AS apresenta-se em forma líquida, filme ou impregnado em curativo oclusivo. Por exemplo, AS líquido a 17% pode ser usado nos dedos, e AS a 40% em forma de emplastro pode ser utilizado na planta dos pés. Os pacientes aplicam AS nas verrugas à noite e o mantêm por 8 a 48 horas, dependendo do local. O AS pode ser ocluído com fita adesiva para aumentar a penetração. AS pode ser combinado com 5-fluoruracila em várias formulações para o tratamento de verrugas comuns nas palmas das mãos e plantas dos pés.
As verrugas são erupções da pele ou mucosa causadas por uma infecção viral que podem ser da cor da pele, mais claras ou mais escuras; ao toque podem ser macias, aveludadas ou ásperas.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.