A escala espacial, além de ser elemento fundamental para o geógrafo, constitui parte integrante das práticas espaciais dos agentes sociais da produção do espaço. A consciência de sua importância parece ser maior, à medida que se amplia a escala dimensional do agente social.
Resposta: O planejamento coordena a localização e distribuição espacial das atividades econômicas e facilita a captura de valor do investimento público.
Resposta. Explicação: O planejamento de uma cidade ou local para uma comunidade faz toda a diferença no dia-a-dia, pois a infraestrutura tem relação com a mobilidade urbana, (exemplo: ruas asfaltadas, espaço para ciclistas, etc.
O planejamento urbano é um processo importante para o desenvolvimento da cidade visando a melhora das áreas urbanas existentes e das que serão criadas. É um tema importante e que precisa de atenção, pois envolve o espaço urbano e, consequentemente, todas as relações que nele existe e se desenvolverão.
Planejamento Urbano é o estudo do crescimento e funcionamento das cidades já existentes ou planejadas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida coletiva por meio de ações políticas, ambientais, sociais, entre outras. ... E isso fica ainda melhor assegurado pela existência do chamado Plano Diretor.
O planejamento urbano ou planeamento urbano é a disciplina e profissão que lida com processo de criação e desenvolvimento de programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população de áreas urbanas (como cidades ou vilas) existentes ou a serem planeadas.
Ou seja, é o processo pelo qual as cidades buscam organizar seu espaço, controlando e coordenando o desenvolvimento do ambiente urbano. ... O novo Plano Diretor da Cidade, que define os rumos do planejamento urbano e ambiental como um todo, foi aprovado em 2019.
1832 fizeram com que os médicos passassem a se preocupar de forma sistemática com as condições de vida e de trabalho das populações, desenvolvendo práticas de observação da cidade, que serão fundamentais para a emergência do urbanismo como uma ciência.
Planejar uma cidade era de responsabilidade dos arquitetos, porém com o crescimento populacional e a ocupação das áreas fez com que surgisse o profissional de urbanismo, que atua tanto no planejamento urbano, quer dizer, na orientação do crescimento de cidades, como em projetos de saneamento.