Nas pequenas queimaduras de 2º grau pode-se fazer um curativo usando pomada cicatrizante e depois cobrir com uma gaze e enfaixar com uma atadura, por exemplo. Confira como fazer um curativo para cada grau de queimadura.
Nestes casos é recomendado que:
As queimaduras de primeiro grau e algumas queimaduras de segundo grau curam-se em dias ou semanas sem deixarem cicatrizes. As queimaduras profundas de segundo grau e as queimaduras pequenas de terceiro grau demoram semanas para se curarem e, normalmente, causam cicatrizes. A maior parte requer enxertos de pele.
Feridas cirúrgicas e abertas podem ter diferentes tipos de drenagem, incluindo a drenagem purulenta. A drenagem purulenta é um tipo de fluido que é liberado de uma ferida. Descrito frequentemente como sendo “leitoso” na aparência, e quase sempre um sinal de infecção.
A secreção clara é provocada pelo extravasamento de líquidos dos vasos sanguíneos durante a inflamação. A secreção acastanhada de consistência cremosa está associada à degradação dos tecidos necróticos da ferida. A secreção sanguinolenta/purulenta indica infecção por Pseudomonas aeruginosa.