Sobretudo tarefas de grande esforço: faxinas, movimentar pesos, agachar, subir e descer escadas. Claro que não se deve usar cadeiras e escadas nessas atividades, justamente para reduzir risco de queda, assim como é necessário manter a segurança com uso de produtos de limpeza autorizados para grávidas, luvas e máscaras.
Caso não haja desconforto, é possível usar salto de até 3 centímetros. Mais do que isso, aumenta a possibilidade de quedas devido à mudança de eixo no equilíbrio do corpo. “No final da gestação, é recomendada a utilização de sapatos baixos, principalmente devido às dores nas costas.
O estresse na gravidez pode trazer consequências para o bebê, isso porque pode haver alterações hormonais, na pressão arterial e sistema imunológico da mulher, o que pode interferir no desenvolvimento do bebê e aumentar o risco de infecções, além de favorecer o parto prematuro e nascimento do bebê com baixo peso.
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.
É gostoso saber que o seu filhote, conforme vai crescendo dentro da barriga, exercita-se, esticando as pernas e braços, abrindo e fechando as mãos, pegando e soltando o cordão umbilical. Ele gira em torno dele mesmo, muda de posição o tempo todo e gosta de ouvir seu coração.
É possível detectar os soluços através dos movimentos ritmados. São como saltinhos na barriga. Esses movimentos podem ser percebidos logo cedo pela mamãe porque o bebê soluça e praticamente pula dentro do ventre.
Isso acontece porque dizem que é possível sentir uma espécie de caroço, o que significaria a gestação. Uma forma de comprovar isso seria apertando a barriga, mas, muita atenção! Esse processo não é indicado pelos médicos. O ideal é buscar um exame de sangue ou de farmácia.
2. Utilizar roupas apertadas. Embora a barriga demore alguns meses para aparecer e para causar desconforto, alguns sintomas, como dores nas costas, já podem ser sentidos desde os primeiros meses. Usar calças apertadas e desconfortáveis pode prejudicar o bebê e também trazer problemas na locomoção diária.
Com 1 mês de gestação a barriga fica quase que imperceptível indicando gravidez. Um leve inchaço no pé da barriga pode ser sentido pela gestante, mas nada que possa confirmar a gestação.