Um cadinho (ver figura 1) é um pequeno recipiente, com forma de pote, que é utilizado para aquecer sólidos a temperaturas bastante elevadas. Estes podem ser feitos de metal ou de cerâmica mas nos laboratórios é mais comum encontrarem-se cadinhos de carâmica, especialmente de porcelana.
17) os passos para usar a pera corretamente são:
O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.
Uma argola metálica é uma peça de forma anelar, com um braço para fixação a um suporte universal, utilizada no laboratório como suporte de funis e de ampolas de decantação.
Questão 03 A maioria dos equipamentos e materiais de laboratório são de vidro em função de sua excelente transparência, resistência à mudanças bruscas de temperatura, não manchar, fácil limpeza e facilidade de secagem. O vidro comum não pode ser aquecido pois não resistem às variações de temperatura.
Vidrarias de laboratório
Dissolver o soluto em um béquer usando uma pequena quantidade de solvente; 3. Transferir quantitativamente para o balão volumétrico; 4. Completar o volume com o solvente; 5. Homogeneizar a solução; 6.
Pesar 10 g de cloreto de sódio. Acicione a massa pesada para um cilindro graduado ou balão volumétrico contendo cerca de 80 ml de água. Uma vez que o cloreto de sódio se tenha dissolvido completamente (agite o balão suavemente, se necessário), adicione água para aumentar o volume até os 100 ml finais.
O termo vidraria volumétrica se refere a recipientes de vidro que são projetados para medir volume de líquidos com alto grau de exatidão. Três desses recipientes – a bureta, a pipeta e o balão volumétrico – são encontrados em todos os laboratórios de análise quantitativa.
Caso precise esfregar a vidraria, utilize uma escova própria para vidro, com água quente e sabão, enxaguando abundantemente em água corrente; Para limpar buretas de laboratório, é preciso utilizar sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente e repetindo o processo de três a quatro vezes.
Deve-se lavar a vidraria imediatamente após o uso, caso uma lavagem completa não for possível,o procedimento é colocar a vidraria de molho em água. ... Caso isso não seja feito, a remoção dos resíduos poderá se tornar impossível.