A diosmina hesperidina é indicada no tratamento de problemas circulatórios como varizes, insuficiência venosa ou hemorroidas, por exemplo, já que age sobre o sistema circulatório normalizando e aumentando a resistência dos vasos sanguíneos.
Nos quadros de crise hemorroidária a dose usual é de 1 sachê 3 vezes ao dia por 4 dias, retornando a posologia de 1 sachê ao dia, por mais 3 dias, ou conforme orientação médica.
6 comprimidos por dia, durante os primeiros 3 dias, e, em seguida, 4 comprimidos por dia durante 4 dias. O tempo de tratamento deve ser de pelo menos 7 dias, ou conforme a orientação médica
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, como Daflon 500 ou Daflon 1000, e embora não precise de apresentação de receita médica, seu uso deve ser feito com orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada e gravidade dos sintomas.
Estudo multicêntrico, duplo cego, randomizado e comparativo em 69 pacientes apresentando dor ou sensação de peso nas pernas decorrentes de insuficiência venosa. A comparação foi realizada entre Diosmina pura 600 mg, em dose única diária, versus Diosmina micronizada 450 mg associada à Hesperidina 50 mg, duas vezes ao dia. Após 28 dias, a dor e sensação de peso nas pernas foram significativamente reduzidas (p < 0.0001) em ambos os grupos, sem diferenças entre os tratamentos. A satisfação dos pacientes ao final do tratamento foi superior no grupo Diosmina pura (58.8%) comparado ao grupo Diosmina micronizado + Hesperidina (48.6%).
Diosmin SDU deve ser dispersado em 1 copo com aproximadamente 250 mL de água em temperatura ambiente, misturado com o auxílio de uma colher e ingerido logo em seguida. O produto em água formará uma suspensão de coloração bege.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Excipientes: crospovidona, dióxido de silício, dióxido de titânio, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, sucralose, aroma de laranja, copolímero de álcool polivinílico e macrogol, talco, povidona, vermelho Ponceau 4R laca de alumínio (corante) e azul de indigotina 132 laca de alumínio (corante).
A associação de diosmina e hesperidina, dois compostos flavonoides, é bastante usada no tratamento de algumas condições de saúde, e por isso é importante entender para que ele serve e quais os seus efeitos.
En combinación con la Hesperidina es útil también para el tratamiento de várices, para disminuir el dolor en venas o en várices, aliviar la hinchazón debida a retención de líquidos así como para disminuir el riesgo vascular de pacientes diabéticos, hipertensos, seniles o que han sufrido accidentes en los ojos como hemorragia en retinas o subconjuntivales.
A diosmina hesperidina é segura para a maioria dos adultos quando consumida nas doses recomendadas e por curto período de tempo. No entanto, quando consumida em quantidade excessiva ou por mais de 6 meses, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem tonturas, dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, dor de estômago, diarreia ou coceira.
Um estudo multicêntrico internacional envolvendo 5052 pacientes com duração de 2 anos, com pacientes sintomáticos para insuficência venosa crônica (C0s – C4 – Classificação Clínica CEAP) com ou sem refluxo venoso, divididos em grupos, placebo e grupo de tratamento ativo. O tratamento ativo consistiu na administração da fração purificada micronizada de flavonóides na dose diária de 1000mg. Durante o tratamento com a fração purificada micronizada de flavonóides todos os sintomas (dor, peso nas pernas, formigamento e cãimbras) apresentaram uma forte melhora, sobretudo no grupo com refluxo venoso, em comparação ao outro grupo. A avaliação do índice de Qualidade de Vida foi significativamente melhorada independente do grupo, com ou sem refluxo venoso. A melhora significativa e progressiva dos sinais de insuficiência venosa crônica se refletiu em alterações significativas na classificação CEAP, i.e., de estágios mais severos para estágios mais leves. A melhora clínica contínua acompanhou o período de tratamento durante 6 meses, com melhora progressiva também dos índices de qualidade de vida de todos os pacientes. 2
Além disso, o Daflon pode ser indicado para o tratamento de hemorroidas, pois tem ação anti-inflamatória, e protetora vascular, que atuam sobre as veias da hemorroida, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus do vaso sanguíneo.
Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.
No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
Estudo multicêntrico, duplo cego, randomizado e comparativo, desenvolvido em 93 pacientes apresentando crise hemorrodária aguda, comparada a placebo no aspecto eficácia, Diosmina pura 600 mg, 3 comprimidos ao dia por 4 dias consecutivos e 2 comprimidos diários pelos 3 dias seguintes. Após 7 dias de tratamento, houve uma redução significativa dos sintomas agudos observados no grupo Diosmina pura comparativamente ao placebo. Na avaliação global de dor e edema, houve uma diminuição de 4,74 para 0,98 pontos no grupo Diosmina e de 4,76 para 1,52 no grupo placebo, apresentando diferença estatisticamente significativa ao grupo Diosmina pura (p = 0.017); o tempo para supressão da dor foi de 3,1 dias no grupo Diosmina pura comparado a 3,65 no grupo placebo (p = 0.042).
La Diosmina es un compuesto químico de origen vegetal que pertenece a la familia de los flavonoides y se encuentra presente en la naturaleza dentro del pigmento amarillo de las plantas.
Si se olvida tomar una dosis a la hora indicada, tómela tan pronto como lo recuerde, pero si se acerca la hora de la siguiente dosis, debe omitir la dosis olvidada y esperar la próxima vez para tomarla. No duplique la dosis para compensar la dosis olvidada.
Além disso, a diosmina hesperidina pode ser usada para o tratamento da dermatite de estase, um tipo de inflamação na pele, causada pelo acúmulo de sangue nas veias das pernas. Confira os sintomas da dermatite de estase.
Porém, quando uma pessoa tem insuficiência venosa crônica, as válvulas dos vasos sanguíneos param de funcionar de forma adequada, o que acaba dificultando ainda mais o retorno do sangue, causando tanto as varizes quanto o inchaço nas pernas.
Também foram relatados problemas de origem autossômica, como: insônia, sonolência, vertigem, dor de cabeça, cansaço, ansiedade, câimbras, palpitações e hipotensão.
Utilizado por primera vez terapéuticamente en la década de 1960, la diosmina está ampliamente disponible en forma de suplementos dietéticos. En muchos casos, la diosmina se toma en combinación con hesperidina, otro flavonoide de los cítricos. La diosmina también se puede producir extrayendo hesperidina de las cortezas de cítricos y modificando sus componentes.