Segundo o especialista, o expansor palatino é um aparelho acessório com a função principal de ampliar o arco dentário superior. O dispositivo consegue corrigir eventuais mordidas cruzadas posteriores. ... O expansor palatino é principalmente usado como uma solução para os pacientes mais jovens.
O aparelho expansor é indicado para casos em que existam disfunções no céu da boca, mordida cruzada posterior, dentes apinhados e bruxismo. O tratamento é mais eficaz em jovens e crianças, que ainda estão com os dentes em desenvolvimento.
Ao ser colocado, o disjuntor tem duas fases de ação: a fase ativa que libera forças laterais excessivas e dura de 1 a 2 semanas e a fase passiva de contenção que dura no mínimo 3 meses. Durante a ativação, é possível sentir dores suportáveis.
Segundo o profissional, um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores.
O primeiro passo consiste na ativação – ou “apertar” – do arco (o fio que passa nos braquetes) para que estimule o alinhamento dos dentes. Não é somente trocar o fio e as borrachinhas, ou apertar o fio, o dentista ativa o arco para que os movimentos dos dentes continuem. Em média, esse fio tem ação por 30 dias.
Como limpar o expansor palatino Use a escova de dente eficientemente. Faça movimentos repetitivos de vibração enquanto escova o aparelho, especialmente nas bandas que seguram o disjuntor no dente; Não se esqueça do fio dental.
O aparelho de disjunção maxilar Hyrax é indicado principalmente em casos de atresia maxilar (osso da maxila estreito), o que ocasiona mordida cruzada, podendo acarretar diversos problemas de mordida, má posição dentária e problemas de fala e deglutição.
O aparelho de Haas é suportado pelos dentes e também pela mucosa do palato do paciente. Enquanto o aparelho de Hyrax (Biederman) é suportado apenas pelos dentes do paciente (imagem abaixo). Ambos são construídos com o uso de fios muito rígidos e soldados ao parafuso disjuntor palatino.
- Quem usa aparelho sabe que precisa ter uma higiene bucal ainda mais rigorosa, por isso, mantenha o ritual em dia. Beijar alguém com restos de comida presos aos fios vai atrapalhar muito mais a relação do que os próprios braquetes. - Por fim, a dica mais valiosa é beije devagar, sinta e curta o momento.
Não pressione forte demais os lábios do parceiro se estiver usando aparelho – isso pode causar desconforto. Se você estiver dando um beijo francês em alguém com aparelho, mantenha a língua longe do fundo da boca. É aí onde estão as pontas mais afiadas do aparelho. No mais, apenas relaxe e não se preocupe muito.
2 – Metálica ou Amarrilho: São fios de metal de pequeno calibre, que são amarrados sobre o fio, em torno de um acessório – braquetes ou tubos – promovendo uma fixação segura e substitui a ligadura elástica.
substantivo masculino Cordão ou fio com que se ata alguma coisa. Cordão feito de folha de milho torcida, para atar as maçarocas que se colocam a secar.