A cafeína em cápsulas, também conhecida como cafeína anidra, é um suplemento alimentar com efeito estimulante, podendo ser indicado melhorar o estado de alerta e o desempenho durante estudos e trabalho. Além disso, a cafeína em cápsulas também pode ser indicada para praticantes de atividades físicas e pessoas que desejam emagrecer, pois favorece a queima de gordura corporal.
A cafeína anidra em cápsula é fornecida para empresas que fabricam medicamentos ou alimentação suplementar para atletas para a realização de pré-treinos, géis de carboidrato e termogênicos.
Além disso, pessoas que usam medicamentos, devem conversar com o médico antes de consumir alimento ou tomar suplementos contendo cafeína, porque alguns medicamentos podem interagir com essa substância, aumentando ou diminuindo o seu efeito.
Mesmo que o uso da cafeína em cápsula seja seguro, existem alguns efeitos colaterais quando a substância é consumida em excesso, sendo eles: insônia, irritabilidade, dores de cabeça, náusea, taquicardia e tremores nas extremidades. É importante que a pessoa observe a quantidade ingerida e os efeitos colaterais para que não haja desconforto e, simultaneamente, não ultrapasse os 400 mg de cafeína recomendados pela Anvisa.
A substância tem característica oleosa e pertence ao grupo das xantinas. Mas, comercializada como suplemento alimentar em cápsula, o composto bioquímico recebe o nome de cafeína anidra.
A substância também leva à produção de norepinefrina (ou noradrenalina) e serotonina, que têm relação com o controle do humor e bem-estar. Ou seja, aquela sensação de felicidade e prazer vem da cafeína agindo.
As cápsulas de cafeína são suplementos de cafeína. A principal diferença é que tomando a cápsula, você consegue tomar uma dose mais alta de cafeína rapidamente sem ter que tomar café ou chá verde ou outro alimento que contém a substância.
Já ouviu falar em cafeína em cápsula? A cafeína é um fitoquímico com ação estimulante que melhora o estado de alerta e a disposição. É ela a responsável por te despertar depois daquela xícara de café pela manhã. Mas, também está presente em chás, guaraná, refrigerante à base de cola e cacau.
A cafeína anidra em cápsulas deve ser tomada na dose máxima de 400mg por dia, ou 6 mg por quilo de peso corporal para adultos saudáveis, conforme orientação médica. Assim, podem ser usadas, até 2 cápsulas de cafeína de 200 mg ou 1 de 400mg por dia, por exemplo.
A cafeína tem uma apresentação bastante semelhante a uma outra molécula presente no cérebro: a adenosina. Esta é relacionada à sensação de cansaço físico. Ou seja, quando o corpo precisa descansar, a adenosina é liberada, dando sinais ao cérebro que é hora de desacelerar.
Além disso, outro efeito que acontece é o aumento da liberação de neurotransmissores com efeito estimulante – como por exemplo a adrenalina, a noradrenalina, a dopamina, o glutamato e a serotonina.
O ativo trabalha diretamente no sistema nervoso e pode ser indicado para praticantes de atividades físicas, melhorando o foco, raciocínio e dando mais gás para a realização da atividade. Também para pessoas que desejam emagrecer, já que favorece a queima de gordura corporal, ou quem busca um melhor desempenho nos estudos ou trabalho.
Somos muito mais que uma loja virtual de produtos saudáveis. Temos uma filosofia de vida que valoriza a saúde física e mental do ser humano. Para pessoas de bem com a vida e de bem com o mundo. Oferece um variado mix de produtos, destinados aos mais diversos tipos de público, desde atletas até mesmo pessoas que querem, simplesmente, cuidar da saúde, da beleza e do bem estar.
Cada display de Energiton® Black contém 36 comprimidos de 420 mg de cafeína pura e a recomendação é ingerir apenas 1 comprimido ao dia para melhorar a concentração e o desempenho, além da prática de esportes e atividades físicas de grande esforço em academias, como levantamento de peso.
Além disso, a cafeína também está se destacando nos estudos farmacêuticos pelo seu efeito analgésico, já que altera momentaneamente a percepção da dor durante o exercício físico. Por esses motivos, alguns medicamentos utilizados para dores de cabeça, ou até mesmo para os sintomas da gripe, contém cafeína.
As cápsulas de cafeína são produzidas através da extração da cafeína dos alimentos por meio de um processo de desidratação e purificação, o que a torna a cafeína em cápsulas mais concentrada e, portanto, mais potente do que a cafeína normal. Além disso, ao ser ingerida, a cafeína anidra é absorvida rapidamente pelo intestino, iniciando seus efeitos estimulantes cerca de 15 a 45 minutos, e com um efeito de 3 a 8 horas no organismo, o que varia de acordo com a fórmula de apresentação e outros componentes cápsula.
Há muitas pessoas que apostam na cafeína como suplemento para auxiliar na redução de peso. Em partes, o efeito ergogênico é defendido por alguns estudos, mas ainda há carência de comprovação.
Leia também: Suplemento NAC: substância tem ação antioxidante no corpo
A cafeína anidra em cápsulas tem ação direta no cérebro e age bloqueando os efeitos da adenosina, uma substância que provoca cansaço e sono, e aumentando a liberação de neurotransmissores, como adrenalina, noradrenalina, dopamina, glutamato e serotonina, que possuem um efeito estimulante.
Sendo um antioxidante, a cafeína facilita a circulação sanguínea melhorando a saúde das artérias e evitando o surgimento de doenças, como infarto e derrame.
Como ela também auxilia na redução da percepção do cansaço, as atividades físicas podem ser suportadas por mais tempo, fazendo com que se gaste mais calorias devido à mais disposição.
Os efeitos colaterais da cafeína anidra podem ocorrer devido a estimulação do cérebro, e incluem irritabilidade, agitação, insônia, tontura, tremores e batimentos cardíacos acelerados. Também pode ter um efeito irritativo no estômago e intestino, podendo causar, enjôo, vômitos e diarréia.
Como tem uma ação ergogênica, ela aumenta a produção de energia no organismo, aliviando a sensação de dor durante a prática de atividade física, diminuindo o cansaço e melhorando o desempenho físico.
Normalmente não é aconselhado o uso da substância por hipertensos, pois pode causar vasoconstrição e exigir um esforço maior do coração, elevando os batimentos cardíacos e, consequentemente, a pressão arterial.